faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Nova terapia para o câncer de próstata avançado chega ao Rio de Janeiro

Article-Nova terapia para o câncer de próstata avançado chega ao Rio de Janeiro

shutterstock_547345264_cancer de colon

Tratamento desenvolvido na Alemanha apresenta eficácia, melhorando a qualidade de vida e o aumento de sobrevida de pacientes

Importante evolução no tratamento para pacientes com câncer de próstata avançado, o PSMA-LUTÉCIO-177 já está disponível na Clínica de Medicina Nuclear Villela Pedras. Primeira clínica desta especialidade no Brasil, fundada em 1954, é também a pioneira na realização desta terapia no Estado do Rio de Janeiro. “Infelizmente, o câncer de próstata é uma doença muito prevalente. O PSMA-Lutécio-177 é a mais nova ferramenta disponível para o oncologista/urologista. Fomos os primeiros a realizar a terapia com Radio-223, também indicada para o câncer de próstata, mas apenas em casos com acometimento estritamente ósseo. O PSMA-Lutécio-177 surge para tratar os pacientes que apresentam doença disseminada em outros órgãos”, explica Dr. Marcos Villela Pedras Polonia, Diretor Comercial-Administrativo da Villela Pedras.

Estimativas apontam que entre 10% a 20% dos casos de câncer de próstata progridem para doença metastática resistente à castração (mCPRC). A Dra. Sumara Gouveia, médica nuclear da Villela Pedras, avalia que 90% desses casos apresentam metástases ósseas associada a dor, fratura patológica e diminuição da qualidade de vida. “Várias terapias, como supressão androgênica de primeira e segunda linha, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia são utilizadas para o tratamento de câncer de próstata. Porém, há poucas opções para os pacientes que não respondem ao tratamento quimioterápico e que apresentam níveis de PSA sérico evolutivamente mais elevados. Para tais pacientes, que já passaram pelas terapias convencionais sem progresso, há a possibilidade de recorrer ao tratamento com o PSMA Lutécio-177, desenvolvido na Alemanha”, afirma a médica da Clínica de Medicina Nuclear Villela Pedras.

O tratamento com o PSMA Lutécio-177 é programado para ser realizado, no mínimo, em quatro sessões, com intervalos de seis a oito semanas entre as doses. “Essa opção terapêutica tem baixa toxicidade, com melhora clínica e, também, na qualidade de vida, o que acarreta em redução das complicações, eventos clínicos e custos decorrentes da doença oncológica metastática. O tratamento aumenta, ainda, a sobrevida do paciente”, afirma a Dra. Flavia Paiva, também especialista em Medicina Nuclear na Villela Pedras.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que o câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens, sendo que 75% dos casos acometem indivíduos a partir dos 65 anos de idade. Para 2018, a projeção era de que fossem registrados 68 mil novos casos no Brasil.

“Estamos bastante esperançosos em poder ajudar o paciente que já passou por diversos outros tratamentos prévios. Os trabalhos têm sido cada vez mais promissores. Um percentual significativo destes pacientes tem apresentado excelente resposta após o tratamento”, afirma o Dr. Marcos Villela Pedras.  “Enviamos nossos médicos para Áustria e Alemanha para acompanharem este tratamento ‘in loco’ com as pessoas que desenvolveram este tratamento. Estamos aptos a oferecer o que há de mais moderno e seguro”, completa o diretor da Villela Pedras.

Sobre a Clínica de Medicina Nuclear Villela Pedras

Pioneira em medicina nuclear no Brasil, a Clínica de Medicina Nuclear Villela Pedras foi fundada em 1954 pelo Dr. José Augusto Villela Pedras (in memoriam). Há 65 anos, investe em equipamentos de última geração, além do constante aperfeiçoamento e treinamento de sua equipe. Todos os médicos de seu corpo clínico possuem título de especialista em Medicina Nuclear.

Atualmente, a Clínica de Medicina Nuclear Villela Pedras possui três unidades localizadas no Leblon e no Centro da capital, além de uma unidade em Petrópolis. Todas as instalações são modernas e confortáveis, com foco no atendimento humanizado. Os procedimentos realizados auxiliam, principalmente, as áreas de Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Urologia e Endocrinologia, dentre outras especialidades, tanto como exames complementares como terapia com materiais radionuclídeos.