This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Mulheres ganham espaço em cargos de liderança na indústria

Aspen Pharma Brasil possui quadro de funcionários com 59% de mulheres, que compõe também a diretoria

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), a crise causada pela Covid-19 tem resultado na queda da força feminina no mercado de trabalho. Nas duas últimas semanas de março, período que marca o início da quarentena em diversos estados brasileiros, 7 milhões de mulheres deixaram o mercado de trabalho. São dois milhões a mais em relação aos homens na mesma situação.

Além das demissões, mulheres enfrentam mais dificuldades para procurarem vagas e permanecerem no mercado de trabalho. Pesquisadores indicam que essa é a primeira vez nos últimos três anos em que a maioria das mulheres fica fora da força de trabalho – que engloba aqueles que estão trabalhando ou procurando emprego.

Contrariando as estatísticas, a filial brasileira da farmacêutica sul-africana, Aspen Pharma, vem aumentando o número de mulheres no quadro de colaboradores e em cargos de chefia. A empresa, que emprega mais de 300 pessoas no Brasil, dessas, 59% são mulheres, dentre elas, a Diretora de Recursos Humanos, Patrícia Franco, e a Diretora de Operações, Vanessa Gomes. “O alto número de mulheres foi algo orgânico para nós, diz Patrícia.

A diretora de recursos humanos, Patrícia Franco, iniciou o trabalho na Aspen Pharma em 2009 como coordenadora de RH. Ao longo desses dez anos conquistou resultados exponenciais e premiações, uma delas foi o prêmio de Envolvimento com a Comunidade em 2015, na matriz na África do Sul. Em 2018 conquistou a posição de diretora, liderando diretamente oito pessoas no escritório da farmacêutica no Rio de Janeiro.

“Quando comecei a minha história aqui na Aspen em 2009, não imaginava que teria tantas conquistas e aprendizados. Olho para trás e sinto gratidão. Consegui cuidar da minha família, criar a minha filha, e ainda obter sucesso em minha trajetória profissional. Credito isso a força que nós mulheres temos, mesmo quando achamos que não vamos conseguir. Tenho muito orgulho de ser mulher e me dedico para termos um lugar onde sejamos sempre respeitadas, valorizadas e vitoriosas. Na Aspen é assim que funciona.”, diz Patrícia Franco, diretora de RH.

Já Vanessa começou sua trajetória na Aspen em 2015 como diretora de operações, liderando diretamente mais de 150 pessoas entre o escritório do Rio e a fábrica em Serra (ES). Ela reconhece seu protagonismo em uma posição ocupada majoritariamente por homens. “Na Aspen Pharma, todos, sem exceção, disfrutamos das mesmas oportunidades, benefícios, direitos e obrigações, em todas as áreas. Questões como assédio sexual, moral e preconceito não são toleradas. Isso é refletido na prática, onde mulheres como eu ocupam posições de liderança e competem de igual para igual com homens”, afirma Vanessa.

Em 2016, Vanessa foi premiada pela matriz da farmacêutica na África do Sul como executiva do ano. “O prêmio recebido em 2017 na África do Sul é prova desse reconhecimento. Sou muito feliz e orgulhosa por representar e ser representada por mulheres nesta empresa”, celebra.

Embora a chegada de mulheres ao topo da hierarquia de empresas ainda seja desigual, Vanessa afirma: “Se eu pudesse dizer algo para as mulheres, eu diria para resistirem e persistirem. O caminho da igualdade e do reconhecimento é difícil e ainda bastante longo, mas muito gratificante”.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.