This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Liminar afasta Exigência de Assistência Farmacêutica em Horário Integral de Funcionamento

By 9 de junho de 2017 Colunas, Indústria

A decisão foi proferida pela MMa. Juíza Federal Graziela Cristian Bündchen em substituição na 1ª Vara Federal de Porto Alegre/RS em sede de Mandado de Segurança impetrado por A. L. B. contra ato do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Sul (CRF/RS). Tal exigência emana da Deliberação Plenária 1.532/2016 do CRF/RS a qual aprovou o Plano Anual de Fiscalização 2017.

Ao suspender os efeitos da Deliberação Plenária nº 1.532/2016, no que tange à exigência de cumprimento do horário integral pelo profissional farmacêutico no período de funcionamento, a MMa. Juíza Federal, em síntese, entendeu que o ato não tem efeito normativo e, portanto, não pode, o Conselho, impor tal exigência. Ressalvou ainda que “… mesmo diante de ato normativo contendo a previsão de substituição do profissional para os casos de eventuais ausências ou impedimentos, não há como se impor à impetrante a obrigação de manter um profissional farmacêutico durante o período integral de seu funcionamento. Isso porque, não se enquadrando a impetrante no conceito de farmácia, inexiste amparo legal que sustente a exigência”

O advogado e especialista em Direito Sanitário que atuou no caso, Dr. Pedro Cassab, sócio do escritório Cassab e Latini Sociedade de Advogados com sede na cidade de São Paulo, sobre o assunto sustentou que a decisão reconheceu a legitimidade do direito invocado e abriu importante precedente para o Mercado Regulado da Saúde que não deve caminhar a mercê de imposições arbitrárias e sem nenhum cunho legal, como é o caso.

Pedro Cassab

About Pedro Cassab

Sócio do escritório Cassab Law - Advogados

Leave a Reply