This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Globe Química investe para ampliar a oferta de Insumos Farmacêuticos Ativos para a indústria farmacêutica

By 2 de outubro de 2020 Indústria

Empresa nacional que fornece matéria-prima para alguns dos principais laboratórios do país anuncia também aquisição da Alpha BR

A Globe Química, indústria farmoquímica nacional voltada para a produção de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) complexos, anuncia investimento de cerca de R$ 14 milhões, em um prazo de dois anos, para obras de ampliação de sua planta industrial, instalada em Campinas. O investimento permitirá à Globe aumentar sua capacidade de produção de 520 toneladas anuais de IFAs para 600 toneladas anuais. Entre os insumos fabricados pela Globe estão o sedativo cloridrato de midazolam e o opióide citrato de fentanila, para o tratamento da dor, que têm sido muito demandados para o tratamento de pacientes graves de Covid-19, que necessitam de intubação.

A Globe fornece matérias primas para alguns dos maiores laboratórios farmacêuticos em operação no País e possui parceria estratégica com a Farmanguinhos no fornecimento de antirretrovirais. Ente os IFAs produzidos pela empresa estão também:  diazepam, propanolol, carbonato de lítio, sibutramina, topiramato, lamivudina e imatinibe. “O Brasil hoje ainda é dependente da importação de insumos farmacêuticos ativos e estamos investindo constantemente para reduzir essa dependência”, explica Antonio Carlos Teixeira, presidente da Globe Química, explicando que o investimento na ampliação da planta produtiva foi dividido entre aumento de infraestrutura fabril e ampliação do controle de qualidade, pesquisa e meio ambiente, para absorver o aumento de capacidade de produção.

Além da ampliação da fábrica localizada na região de Campinas, a Globe anuncia a aquisição da Alpha BR, empresa criada dentro do centro de inovação da Universidade de São Paulo (USP-Cietec), que se dedica à pesquisa de fármacos de alto valor agregado para a produção de medicamentos. A aquisição permitirá que a Globe agregue novos produtos ao portfólio e proporcionará acesso a pesquisadores e laboratórios de ponta. “Reafirmamos, assim, o objetivo de ampliar nossa participação no mercado farmacêutico privado”, ressalta Antonio Carlos Teixeira.

O executivo explica que a aquisição da Alpha Br e aproximação com a USP vão ao encontro de um dos pilares da companhia: a inovação. “Tomar um café na CIETEC é quase uma visita a uma feira de ciência devido às incríveis ideias que circulam no ambiente. A Alpha Br nos trouxe alguns produtos extremamente alinhados aos nossos objetivos e estamos trabalhando arduamente para promover, no menor tempo possível, a fusão das culturas, incorporando em cada ente a melhor parte do outro. Até o presente momento os resultados superaram as expectativas.”

O conjunto de investimentos reafirma a missão da Globe Química de ser parte ativa e essencial para a segurança da continuidade do abastecimento farmacêutico no País. Viabilizará também a produção de novos IFAs que necessitam ser importados. “Temos atualmente quatro projetos de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) na fase de conclusão e cinco projetos em estágio inicial de desenvolvimento. Em breve estes produtos estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde”, finaliza Antonio Carlos.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.