This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Avanço nos casos de coronavírus provoca aumento ainda maior na produção de álcool em gel

By 18 de março de 2020 Indústria

São 6.500% de aumento da demanda do mês de março de apenas uma das embalagens – o frasco de 400 gramas. O total de álcool em gel produzido pela Companhia Nacional de Álcool (CNA) deve chegar a cerca de quatro toneladas

A crise que o coronavírus provoca em quase todos os setores neste momento tomou proporções de números gigantescos no que diz respeito à saúde e às consequências da doença. O Brasil tem um aumento no número de casos diariamente, principalmente depois que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou pandemia. Tanto a OMS quanto o Ministério da Saúde informaram que uma das formas de prevenção é o uso contínuo do álcool em gel; existe uma grande corrida pelo produto no mercado de uma forma geral.

Para a Companhia Nacional de Álcool (CNA) os números que atendem essa alta mudaram o cenário da fábrica. A empresa é responsável por 70% da produção de álcool em gel do país; atualmente, por dia, tem a produção de 120 mil frascos de 400 gramas, o carro chefe da empresa. Só para se ter uma ideia, era o mesmo produzido em janeiro inteiro de 2020 antes desse pico da crise. Em março, apenas dessa embalagem, houve aumento de demanda na casa de oito milhões. De acordo com o diretor da CNA, Leonardo Ferreira, até o final dessa semana, a produção deve chegar a 300 mil frascos por dia – embalagem de 400 gramas. “São 6.500% a mais de demanda apenas esse mês. Isso representa quatro toneladas em março, aproximadamente, de demanda de produção de álcool em gel”, informa o presidente da Companhia.

Na sexta-feira passada, 13/03, a CNA entregou cerca de um milhão de álcool em gel no frasco de 400 gramas. Até o final deste mês, a fábrica está passando por uma série de adequações, a fim de que essa entrega seja de cerca de seis milhões. Para o início de abril, a fábrica terá novamente aumento de capacidade.

Para isso, foram criadas pelo menos mais 100 vagas de emprego, o que gera cerca de 50% a mais de pessoas contratadas para trabalhar na empresa. Atualmente, a fábrica está trabalhando 24 horas em três turnos, incluindo os finais de semana. O terceiro turno está funcionando desde a semana passada: novo maquinário foi adquirido e mais duas linhas de produção devem ser implantadas até o início da semana que vem.

A Companhia Nacional de Álcool é fabricante das marcas Coperalcool, Zulu, Zumbi e Da Ilha. A Empresa é líder no segmento de álcool, há 71 anos no mercado. É também a responsável pela fabricação do álcool em gel de limpeza e o gel para mãos 70°, que é certificado pela Anvisa como o produto recomendado para a higienização das mãos. Há ainda o álcool em panos umedecidos para uso em superfícies, também 70°, e o álcool 46° líquido, com efeito bactericida, que proporciona limpeza com ação livre de bactérias por até seis horas de duração.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.