faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Avanço nos casos de coronavírus provoca aumento ainda maior na produção de álcool em gel

Article-Avanço nos casos de coronavírus provoca aumento ainda maior na produção de álcool em gel

coronavirus-prevencao-alcool

São 6.500% de aumento da demanda do mês de março de apenas uma das embalagens - o frasco de 400 gramas. O total de álcool em gel produzido pela Companhia Nacional de Álcool (CNA) deve chegar a cerca de quatro toneladas

A crise que o coronavírus provoca em quase todos os setores neste momento tomou proporções de números gigantescos no que diz respeito à saúde e às consequências da doença. O Brasil tem um aumento no número de casos diariamente, principalmente depois que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou pandemia. Tanto a OMS quanto o Ministério da Saúde informaram que uma das formas de prevenção é o uso contínuo do álcool em gel; existe uma grande corrida pelo produto no mercado de uma forma geral.

Para a Companhia Nacional de Álcool (CNA) os números que atendem essa alta mudaram o cenário da fábrica. A empresa é responsável por 70% da produção de álcool em gel do país; atualmente, por dia, tem a produção de 120 mil frascos de 400 gramas, o carro chefe da empresa. Só para se ter uma ideia, era o mesmo produzido em janeiro inteiro de 2020 antes desse pico da crise. Em março, apenas dessa embalagem, houve aumento de demanda na casa de oito milhões. De acordo com o diretor da CNA, Leonardo Ferreira, até o final dessa semana, a produção deve chegar a 300 mil frascos por dia - embalagem de 400 gramas. "São 6.500% a mais de demanda apenas esse mês. Isso representa quatro toneladas em março, aproximadamente, de demanda de produção de álcool em gel”, informa o presidente da Companhia.

Na sexta-feira passada, 13/03, a CNA entregou cerca de um milhão de álcool em gel no frasco de 400 gramas. Até o final deste mês, a fábrica está passando por uma série de adequações, a fim de que essa entrega seja de cerca de seis milhões. Para o início de abril, a fábrica terá novamente aumento de capacidade.

Para isso, foram criadas pelo menos mais 100 vagas de emprego, o que gera cerca de 50% a mais de pessoas contratadas para trabalhar na empresa. Atualmente, a fábrica está trabalhando 24 horas em três turnos, incluindo os finais de semana. O terceiro turno está funcionando desde a semana passada: novo maquinário foi adquirido e mais duas linhas de produção devem ser implantadas até o início da semana que vem.

A Companhia Nacional de Álcool é fabricante das marcas Coperalcool, Zulu, Zumbi e Da Ilha. A Empresa é líder no segmento de álcool, há 71 anos no mercado. É também a responsável pela fabricação do álcool em gel de limpeza e o gel para mãos 70°, que é certificado pela Anvisa como o produto recomendado para a higienização das mãos. Há ainda o álcool em panos umedecidos para uso em superfícies, também 70°, e o álcool 46° líquido, com efeito bactericida, que proporciona limpeza com ação livre de bactérias por até seis horas de duração.