This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Astellas é eleita uma das melhores empresas para mulheres trabalharem

By 29 de junho de 2020 Indústria

Equidade salarial, liderança representativa, programas de inclusão e incentivo à maternidade são algumas das ações implementadas pela farmacêutica para fortalecer carreiras femininas

A Astellas Farma Brasil foi reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar pelo ranking GPTW Mulher, iniciativa do Great Place To Work Brasil, que premia as empresas que estimulam a liderança feminina e a igualdade entre gêneros. O quadro de funcionários da companhia é 53% composto por mulheres e, dos cargos de alta liderança, o número sobe para 69%, além do Comitê Executivo, também composto majoritariamente por mulheres.

“As ações da empresa foram pensadas para incentivar suas colaboradoras em diversos aspectos, como desenvolvimento de carreira, incentivo ao conhecimento, equidade salarial, manutenção da saúde física e mental e respeito à maternidade, além de princípios antiassédio e antidiscriminação como código de conduta”, afirma Lais Mastantuono, Diretora de RH.

Segundo Maísa Bortoletto, Coordenadora de Marketing da empresa há 6 anos, a base de todo relacionamento na Astellas é o respeito às diferenças. “No meu dia a dia, posso pontuar muitos fatores pelos quais admiro no meu local de trabalho, um deles é poder ser quem sou como profissional e como mãe. A Astellas entende e me apoia nessa dupla jornada”.

Maísa afirma que gravidez e maternidade são uns dos pontos bastante valorizados pela Astellas “Quando engravidei, tive a oportunidade de ver outras grávidas que foram muito bem acolhidas em seus retornos, por isso não tive a preocupação de perder meu emprego. Pude usufruir da licença maternidade estendida de seis meses, mais um mês de férias, e a empresa incentivou isso, meus colegas se reuniram para me presentear com uma cadeirinha de transporte, um chá de fraldas, me visitaram na maternidade e me mandaram uma cesta de flores. Fiquei 7 meses com a minha filha e pude amamentá-la nesse período, algo muito importante para nossa relação e para o desenvolvimento dela como bebê”, completa.

Durante a quarentena, uma das iniciativas implementadas pela empresa que mais ajudam Maísa entre sua jornada de trabalho e nos cuidados da sua bebê, Giovanna, de 1 ano de idade, é a flexibilidade nos horários de entrada, saída e reuniões, somadas a empatia de sua equipe. “Eles compreendem que minha rotina é bem complexa por trabalhar e cuidar de uma criança pequena”.

De acordo com Lais, Diretora de RH, as lideranças foram instruídas para o controle dos horários de reuniões. “Levamos em consideração a mudança nas rotinas por conta da quarentena, principalmente para os pais que precisam cuidar do lar e dos filhos. Como empresa de saúde, temos muita preocupação em cuidar das pessoas, principalmente em um período tão crítico. Por isso, nossa instrução é de flexibilização no horário de trabalho e que as reuniões sejam agendadas com início a partir das 9h e término até 17h, considerando duas horas de almoço, já que cada colaborador está responsável pelo preparo e organização de sua alimentação”.

Para completar, Lais destaca um programa implementado durante a quarentena. “O ‘There Is No Place Like Home’ oferece o envio semanal de conteúdos que tem o intuito de ajudar nossos colaboradores neste momento de isolamento social, como dicas de alimentação e atividades com os filhos. Temos também aulas de meditação e alongamento online duas vezes por semana, e o programa ‘Ativamente’, onde os colaboradores desenvolvem soft skills com a ajuda de uma consultoria”.

Confira mais alguns benefícios da Astellas

Entre outras ações de inclusão da empresa, está o “Alliadxs”, programa de Diversidade, que tem como uma das dimensões o tema Mulheres para fomentar ainda mais discussões e reflexões acerca da equidade de gênero. O programa também luta pela inclusão social de pessoas vindas de comunidades carentes, refugiados, membros LGBTQIA+ e negros.

A empresa também apoia iniciativas e atividades pensando na saúde física, mental e intelectual de seus colaboradores. Entre eles está o Origami-Se, Programa de Gestão Emocional, que surgiu com intuito de cuidar também das emoções e agir preventivamente ao burnout e à depressão. Assim como existem outros benefícios com o objetivo de desenvolver conhecimento e estimular a educação, como auxílio inglês e programas de pós-graduação e MBA.

Para as mamães, além da licença estendida, a companhia ainda oferece flexibilidade de horários no retorno, sala de amamentação, auxílio creche, vale-brinquedo, Kids Day, assistência odontológica, entre outros.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.