No dia do encerramento, em 26 de maio, a 28ª Hospitalar homenageou com o Prêmio Hospitalar 2023 – Personalidade do Ano a médica pneumologista Margareth Dalcolmo. Criado em 2005 para prestigiar as entidades mais representativas do setor de saúde.
Pesquisadora sênior da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e professora adjunta na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Dra. Margareth Dalcolmo recebeu o merecido reconhecimento por seu papel crucial durante a pandemia de covid-19 ao fornecer informações confiáveis aos brasileiros por meio de entrevistas e artigos nos principais veículos de comunicação.
No início da cerimônia em homenagem à premiada, a Dra Waleska Santos, presidente e fundadora da Hospitalar Feira e Fórum, exaltou a importância do compromisso da médica em fornecer orientações precisas e esclarecedoras combatendo as informações falsas, que circularam nos meios de comunicação.
“Como uma forma de luz, trazendo clareza e orientação em meio à escuridão, Margareth emergiu como uma líder visionária no combate à pandemia, trouxe esperança e confiança, inspirando outros a seguir seu exemplo e acreditar na superação da crise. É com profundo respeito e gratidão que celebramos essa premiação”, felicitou Dra Waleska Santos.
Margareth Dalcolmo, por sua vez, ressalta que a motivação para combater a desinformação vem justamente pela reverberação negativa que as notícias falsas traziam naquele momento.
“Em primeiro lugar, me sinto muito honrada e emocionada em receber esse prêmio tão importante e significativo do setor de saúde. Ao mesmo tempo em que sofria com críticas e ataques, recebia gestos de gratidão na rua que me mostravam a importância de continuar na luta por todos aqueles que perderam familiares e entes queridos”, ressaltou Dalcolmo.
Ao final, a médica reforça que continuará na luta pela saúde da população.
Reconhecimento mundial
Além de suas realizações no campo da medicina, Margareth também é autora de um livro premiado. Em 2022, recebeu o Prêmio Jabuti na categoria ciências pelo seu trabalho intitulado “Um Tempo para Não Esquecer – a visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde”.
Seu trabalho científico também foi reconhecido internacionalmente, com mais de 120 artigos publicados no Brasil e no exterior. Além disso, Margareth também faz parte do Grupo de Peritos da Organização Mundial da Saúde (OMS) para aprovação de medicamentos essenciais e é membro do Comitê Consultivo Regional do Banco Mundial para projetos de saúde relacionados à tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais.
Prêmio Personalidade do Ano
O Prêmio Personalidade do Ano foi criado em 2005 com o objetivo de reconhecer e homenagear as personalidades mais influentes e representativas do setor de saúde. Ao longo dos anos, essa premiação tem destacado profissionais renomados que têm contribuído de maneira significativa para o avanço da medicina e o bem-estar da sociedade.
De lá para cá já foram premiados: Dra. Mayana Zatz, Dra. Zilda Arns, Professor-doutor Chao Lung Wen, Dr. Juljan Czapsk, Dr. Adib Jatene, Professora-doutora Linamara Rizzo Battistella, Professor-doutor Jorge Kalil, Profa. Dra. Silvia Brandalise, Professor-doutor Ivo Pitanguy, Professor-doutor Drauzio Varella, Professor-doutor Miguel Srougi, Professor-doutor Paulo Niemeyer Filho, Professor-doutor Yukio Moriguchi, Professor-doutor Cesar Gomes Victora, Dra. Rosa Celia Pimentel e Dra. Eloisa Bonfá.
O Prêmio Personalidade do Ano se tornou uma referência para a comunidade médica e um reconhecimento do trabalho árduo desses especialistas que fazem a diferença na vida da população.
A Hospitalar desse ano chega ao fim, com um currículo completo de conteúdo, networking e demonstrações para os participantes. Se perdeu algum conteúdo, continue acompanhando a repercussão no Hospitalar Hub e guarde na agenda, o evento de 2024 acontece entre os dia 21 e 24 de maio.