This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Watson ganha novo uso em saúde digital

By 13 de novembro de 2014 Hospital
saude-digital-ibm-watson-app

O supercomputador da IBM está, a cada dia, aparecendo com uma novidade de uso em saúde digital. Vários pesquisadores estão estudando o seu funcionamento para desenvolver ferramentas que possam contribuir para o nosso dia a dia e, principalmente, para nossa saúde. A empresa Pathway Genomics, de biotecnologia, está criando um aplicativo que utilizará da capacidade do Watson para ser capaz de dar recomendações de dieta e exercícios físicos.

“O aplicativo permite que o paciente seja o CEO da sua própria saúde. Ele vai fornecer informações genômicas, ligar aos registros de saúde do paciente e conectar com monitores de atividade como Fitbit”, disse Jim Plante, CEO da Pathway Genomics.

Ele conversará com o IBM Watson e seu sistema de aprendizagem de máquina. O serviço online do Watson contém diversas informações de fontes como livros de textos médicos e journals de pesquisa respeitados no mundo todo. A IBM vai utilizar essa base de dados para alimentar o aplicativo da Pathways Genomics, após investir na startup.

O aplicativo é só uma das muitas soluções em saúde digital que estão surgindo para melorar nossa saúde através de mobile e tecnologia wearable. O Watson, no entanto, está sendo trabalhado para, pela primeira vez, oferecer aplicações direto para o consumidor. O equipamento já está sendo usado para pesquisa clínica, em hospitais e em outros estudos, mas ainda não tinha sido disponibilizado para o consumidor final.

Plante diz que o aplicativo não pode ser utilizado para o diagnóstico de doenças ou para decisões médicas. O paciente precisará consultar um médico para isso, mas, após a consulta, ele pode utilizar o aplicativo para solicitar informações de wellness, como recomendações de dieta e exercícios físicos.

Enquanto empresas como Google e Facebook já utilizam aprendizagem de máquina para direcionar sua publicidade, o ambiente médico ainda está começando a utilizar estes recursos graças ao Watson e a startups que têm trabalhado na área de saúde digital.

 

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply