This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Vera Cruz Hospital adquire robô Da Vinci XI e completa 500 cirurgias robóticas

By 22 de outubro de 2020 Hospital

Instituição também recebeu microscópio de alta tecnologia que ajuda a reduzir o desgaste físico dos cirurgiões e o tempo de cirurgias de alta complexidade

Com a 500ª cirurgia robótica realizada nesta terça-feira (20), o Vera Cruz Hospital celebra a chegada do robô Da Vinci XI, modelo mais moderno, com plataforma totalmente digital, o que facilita o trabalho do médico e oferece ainda mais segurança e conforto ao paciente. O Vera Cruz foi o primeiro hospital do interior de São Paulo a adquirir um robô, o Da Vinci SI, como parte do Programa de Cirurgia Robótica, em 2018. Outro passo importante no aporte tecnológico da unidade foi a aquisição do novo sistema de visualização robótica: Kinevo, um microscópio de alta tecnologia que ajuda a reduzir os movimentos e o desgaste físico dos cirurgiões, além de diminuir o tempo de cirurgias de alta complexidade.

“Em Campinas, o Vera Cruz já tinha um perfil de corpo clínico de excelência, só faltava incorporar a melhor tecnologia disponível. A Hospital Care chegou disposta a investir e, assim, iniciamos o projeto de Robótica. Esperávamos fazer cem cirurgias robóticas nos primeiros 12 meses, mas, em menos de um ano, fizemos duzentas”, conta a médica anestesista Larissa de Castro e Sa. “Somos referência de robótica no interior de São Paulo, tanto que estamos vivendo um fluxo inverso: cirurgiões de São Paulo vêm operar em Campinas em razão do serviço de qualidade e da tecnologia que oferecemos”, completa.

Para atender às novas demandas, o Vera Cruz Hospital implantou um programa de formação e aprimoramento das equipes internas de cirurgiões com habilidade na cirurgia robótica, expandindo para diversas especialidades. “Além de disponibilizar uma plataforma de cirurgia da mais alta tecnologia aos médicos, o hospital permitiu e facilitou o tratamento de ponta aos pacientes da Região Metropolitana de Campinas”, completa o coordenador do Departamento de Anestesia, Gabriel José Redondano Oliveira. Segundo o especialista, na cirurgia robótica é utilizada uma estratégia de anestesia multimodal, que consiste no uso de vários tipos de anestésicos em pequenas doses, o que reduz a ocorrência de efeitos colaterais.

Para o médico cirurgião Wilson Martinuzzo, com a decisão o Vera Cruz Hospital deu um salto na qualidade do atendimento em saúde. “Ter a cirurgia robótica como escolha para o paciente muda o padrão de um hospital e traz o que existe de mais moderno em tecnologia. Temos tido resultados fantásticos, com cirurgias de sucesso que incluem menos sangramento, menos resposta inflamatória e melhor pós-operatório”, explica. “Esse é o futuro da medicina e o Vera Cruz sai na frente com a aquisição dos equipamentos. Vale destacar, ainda, que a consagração da robótica foi na cirurgia urológica”, conta.

Especialidades

Entre as especialidades que inauguraram o uso da robótica no Vera Cruz Hospital está a urologia. Segundo o médico Sandro Faria, as principais cirurgias são as oncológicas para próstata, rim e bexiga. “Essa modalidade proporciona melhor controle de sangramento, recuperação mais precoce, menor tempo de internação e menores taxas de complicação. No caso do rim, por exemplo, também permite maior preservação de tecido renal. Já na próstata, aumenta significativamente a chance de preservação da função erétil”, diz Faria.

O médico ginecologista Dorival Gomide explica que o principal critério para a indicação da cirurgia robótica é a complexidade do procedimento. “Quanto mais complicado o caso, maior o benefício. Na ginecologia, usamos principalmente no tratamento da endometriose, uma doença que apresenta cirurgias desafiadoras, por comprometer vários órgãos e estar relacionada ao desejo gestacional da paciente”, conta. Atualmente, são realizados cerca de dez procedimentos ginecológicos robóticos por mês, número que cresce continuamente. “A robótica permite uma precisão muito grande na dissecção, bem como um trauma muito pequeno aos tecidos manipulados, possibilitando um rápido reestabelecimento da paciente com mínimo comprometimento da fertilidade”, afirma o médico.

Na gastroenterologia os benefícios são grandes também. O médico Gabriel Garbato destaca que o Da Vinci XI é o que existe de mais moderno no mercado e que um terço das cirurgias robóticas do Vera Cruz são realizadas no aparelho digestivo. “O Vera Cruz é pioneiro nesse tipo de tecnologia e a expertise das equipes inclui muitos médicos e enfermeiros altamente treinados e preparados para esse tipo de procedimento, o que dá ainda maior segurança para o serviço e para o paciente. O hospital conta, ainda, com um programa de relacionamento médico voltado para a cirurgia robótica completamente diferenciado e acessível”, conclui.

Conceito

A robótica é uma técnica laparoscópica efetuada por meio do controle de um robô, que possui pinças com ângulos que simulam movimentos da mão do cirurgião e uma ótica que possibilita a visualização em três dimensões. Essa movimentação em todos os ângulos aliada à visualização em várias dimensões permitem uma dissecção muito exata e delicada, diminuindo muito o dano aos tecidos manipulados, o que torna a robótica uma técnica menos invasiva. Destaca-se, ainda, a precisão dos movimentos das pinças robóticas, principalmente pelo controle do tremor das mãos humanas, bem como uma visão aumentada e bastante próxima das regiões operadas, como outras grandes vantagens. Para o paciente, os principais benefícios são melhor recuperação e melhores condições no pós-operatório, redução no tempo de internação, além de aumento na segurança.

“No início, o trabalho de montar e treinar uma equipe assistencial de robótica com instrumentadores, engenharia clínica, farmacêuticos, enfermagem, anestesistas e cirurgiões, foi desafiador. Além disso, todas as outras áreas que dão suporte ao centro cirúrgico se envolveram nesse objetivo comum. Então, quando vemos o resultado de todo esse trabalho, sentimos muito orgulho”, finaliza Larissa.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.