This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

UTI VIRTUAL: as telecomunicações a favor da vida

Projeto inovador UTI Virtual combate a Covid-19 e já soma cerca de 600 pacientes atendidos. Conectividade do projeto é viabilizada pela Aloo Telecom

Em meio ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, a Aloo Telecom, uma das maiores operadoras de telecomunicações da região Nordeste, se prontificou e continua solidária no combate à doença com o propósito de oferecer o acesso da sua rede de fibra óptica para viabilizar o projeto inovador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Virtual do país, instalada em Maceió (AL). Até o momento, o projeto já atendeu 590 pacientes.

Com a tecnologia de ponta oferecida pela Aloo Telecom, cerca de 100 leitos de hospitais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) estão sendo assistidos em tempo real por profissionais especializados ao longo dos últimos dois meses desde a implantação do projeto, uma iniciativa do Hospital do Coração e a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial). A UTI Virtual suporta os principais hospitais do estado para atender somente pacientes testados positivos para a Covid-19.

Histórias de superação

O Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM), em Maceió, foi a primeira unidade pública de Alagoas a utilizar a UTI, sendo responsável por 85% dos atendimentos já realizados pelo projeto. Entre os casos de superação, Lislayne Sannyele Lima, de 18 anos, chegou à unidade com diagnóstico positivo para a Covid-19 e grávida de sete meses.

Foram 45 dias de internação, sendo 35 na UTI e outros 10 na semi-intensiva. O bebê nasceu prematuro, testou negativo para o vírus e foi transferido para a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM). Após a recuperação, Lislayne se despediu da equipe médica emocionada e cheia de agradecimentos: “Eu não tenho palavras para agradecer a equipe que cuidou tão bem de mim durante esse tempo.”.

A técnica de enfermagem, Iris Vitorino dos Santos, de 65 anos, que é hipertensa e diabética, também venceu a batalha contra o novo coronavírus após ficar 59 dias internada. Ela deu entrada no Hospital da Mulher com sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), passou por um período agressivo da doença e se recuperou bem. Agora, já está em casa com os seus familiares.

“Só quero agradecer a todos que me ajudaram ao longo dos 59 dias em que estive internada. A dor transforma a gente.” Refletiu, Isis, emocionada.

Como funciona a UTI Virtual

A UTI Virtual consiste em conectar, por meio da telemedicina, profissionais especialistas em Unidade de Terapia Intensiva como infectologistas, pneumologistas, cardiologistas, fisioterapeutas e enfermeiros, às equipes que estão na linha de frente nos hospitais públicos no combate ao vírus, possibilitando a discussão dos casos, com som, imagens e visualização de exames com qualidade e em tempo real, além do acompanhamento de protocolos, segunda opinião e auxílio à decisão médica.

Até o momento a UTI Virtual já atendeu cerca de 600 pacientes
Implantada no Hospital do Coração, a estrutura da UTI Virtual conta com uma central de telemedicina, onde ficam alocados as equipes médicas especializadas e os analistas das áreas de logísticas e tecnologia da informação. Além de unidades remotas nos hospitais que permitem a visualização dos atendimentos e equipamentos que fornecem dados dos sinais vitais dos pacientes e das condutas médicas.
Com o impacto da pandemia do novo coronavírus em toda sociedade, a telecomunicação foi evidenciada pelo importante serviço prestado. O setor segue ciente da importância de gerar conectividade, agora mais do que nunca, aos que precisam se manter distantes por segurança, mas querem estar presentes por meio da tecnologia. Assim, a Aloo, por meio do projeto UTI Virtual, está ajudando a salvar vidas ao conectar profissionais da saúde e pacientes na luta para combater a Covid-19.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.