This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Tratamento do Câncer: Modelo brasileiro de acolhimento aliado à tecnologia de ponta recebe reconhecimento internacional

By 23 de setembro de 2019 Hospital

Grupo Oncoclínicas conquista premiação da Associação Internacional de Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC) por excelência em atendimento humanizado promovido por unidade no Rio de Janeiro

Ao entrar na unidade do Grupo Oncoclínicas Botafogo, no Rio de Janeiro, o paciente percebe de imediato que está em um local diferenciado, que lhe proporcionará conforto mesmo em um momento difícil. Em linha com a nova filosofia de atendimento personalizado e a veloz mudança de paradigmas no tratamento do câncer, a clínica pratica condutas cada vez mais voltadas à perspectiva humanizada na forma de lidar com cada paciente, uma das estratégias prioritárias para vencer a doença.

Para começar, as equipes de cada um dos núcleos de atendimento são fixas, exclusivamente dedicadas aos grupos de pacientes de determinado tipo de tumor: dos funcionários da recepção ao médico oncologista que cuida individualmente do caso, passando pelo corpo multidisciplinar composto por profissionais como enfermeiros, nutricionista, psicólogo e farmacêutico. Na prática, esse modelo de supraespecialidades permite ao paciente contato próximo com os profissionais mais atualizados e dedicados à doença.

Cada parte da clínica foi pensada em detalhes. Além da humanização no atendimento e a tecnologia de ponta, houve uma preocupação com o conforto físico dos pacientes. O posicionamento dos consultórios e boxes – todos individuais – garante vistas para a Baía de Guanabara e a decoração segue a paleta de cores escolhida para cada núcleo.

“Toda a estrutura do Grupo Oncoclínicas Botafogo foi desenhada para ser amigável, sem o desconforto dos ambientes hospitalares”, afirma a médica oncologista Tatiane Montella, responsável técnica da unidade. “O ponto fundamental é a experiência pessoal. O paciente tem uma linha de tratamento individual, sabe o nome e a função de todo o time que vai atendê-lo. Damos ao paciente o que há de melhor naquela especialidade.”

Todo núcleo de acolhimento é identificado por uma cor: azul (pulmão), lilás (saúde feminina – mama e ginecologia), verde (tumores geniturinários, sarcoma e melanoma), amarelo (gastrointestinal, cabeça e pescoço e sistema nervoso central) ou bege (dermatologia).

No ambiente de mais de três mil metros quadrados, divididos em dois andares, há ainda uma sala flex, onde os pacientes podem expressar sua arte por meio de pinturas ou cuidar do corpo em aulas de ioga, já que as questões que vão além do tratamento medicamentoso também são valorizadas pelo Grupo Oncoclínicas.

Entre as tecnologias de ponta usadas no dia a dia na unidade estão o Vein Viewer, um aparelho que localiza as veias com maior facilidade, evitando danos à pele que já pode estar fragilizada, e a chamada Touca Inglesa, máquina de crioterapia capilar usada por pacientes para evitar ou minimizar a perda de cabelos que pode ser provocada em alguns casos por medicações quimioterápicas.

“Nosso maior diferencial é esse: juntar o que há de mais moderno em tecnologia com a humanização. Quando mais rica a experiência do paciente, melhores os resultados”, afirma o diretor científico do Grupo Oncoclínicas no Rio de Janeiro e presidente do Instituto Oncoclínicas, Dr. Carlos Gil Ferreira.

Reconhecimento internacional

Devido a este modelo de excelência em assistência humanizada aos pacientes, a Associação Internacional de Estudo do Câncer de Pulmão (International Association for the Study of Lung Cancer – IASLC ) acaba de conceder o prêmio de melhor time multidisciplinar da América Latina no segmento ao Grupo Oncoclínicas Botafogo. A premiação reconhece a qualidade dos cuidados oncológicos em todo o mundo e homenageia o trabalho conjunto de diversos profissionais responsáveis pelo atendimento ao paciente com câncer.

“É um orgulho enorme para nós, não só como Grupo Oncoclínicas, mas acredito que para Oncologia Torácica do Brasil como um todo, mostrando que o nosso nível de cuidado está muito próximo aos grandes centros mundiais”, diz Carlos Gil.

Para o oncologista, quanto mais se consegue selecionar o tratamento específico ideal por meio da medicina genômica de precisão, aliado ao atendimento personalizado e às novas tecnologias, mais assertivo ele será. “Se o diagnóstico precoce continua sendo o fator determinante para diminuir a mortalidade, estudos recentes provam que o entendimento das características particulares do tumor após a confirmação do câncer e o uso da genômica como ferramenta para a tomada de decisão sobre a terapêutica a ser adotada têm feito diferença fundamental para um prognóstico positivo”, explica.

O médico ainda acrescenta  que o ponto mais especial do projeto é ter informações de diversas fontes, não só do médico. “Muitos dos cuidados vêm da enfermeira, da farmacêutica, da nutricionista e da psicóloga que interagem com o paciente por mais tempo que o médico. Tem tecnologia, mas ela isolada não vai resolver. Se consigo transformar essa tecnologia em especialização de cuidado médico e de um grupo multidisciplinar, aí sim tenho um projeto de sucesso”, afirmou.

A conferência mundial anual da IASLC aconteceu de 7 a 10 de setembro, em Barcelona, na Espanha. Para escolher a equipe premiada, a IASLC conta com pesquisa e participação dos pacientes, encorajados a nomear uma equipe de atendimento multidisciplinar, a fim de mostrar a real importância da assistência oncológica integral.

Complementando esse conjunto de práticas e em linha com o que há de mais atual na oncologia, são aplicados em conjunto os cuidados de quimioterapia, oncogenética, medicina Integrativa e tratamentos paliativos – como a crioterapia capilar, na qual o Grupo Oncoclínicas ocupa posição de liderança, tendo introduzido essa prática no Brasil e conduzido pesquisas clínicas na área. Tudo isso como forma de oferecer bem-estar aos pacientes.

O evento premiou ainda individualmente a farmacêutica Gisele Fraga, integrante da equipe do Grupo Oncoclínicas, por seu trabalho “Programa de acompanhamento farmacêutico para pacientes com mutação driver em câncer de pulmão não pequenas células em um Sistema de Saúde Heterogêneo”.

SOBRE O GRUPO ONCOCLÍNICAS

Fundado em 2010, é o maior grupo especializado no tratamento do câncer na América Latina. Possui atuação em oncologia, radioterapia e hematologia em 11 estados brasileiros. Atualmente, conta com mais de 65 unidades entre clínicas e parcerias hospitalares, que oferecem tratamento individualizado, baseado em atualização científica, e com foco na segurança e o conforto do paciente.

Seu corpo clínico é composto por mais de 700 médicos, além das equipes multidisciplinares de apoio, que são responsáveis pelo cuidado integral dos pacientes. O Grupo Oncoclínicas conta ainda com parceira exclusiva no Brasil com o Dana-Farber Cancer Institute, um dos mais renomados centros de pesquisa e tratamento do câncer no mundo, afiliado a Harvard Medical School, em Boston, EUA.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply