This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Prontos para desenvolver ferramentas para GoogleGlass?

By 1 de agosto de 2014 Hospital
google-glass-tecnologia-em-saúde

Uma das preocupações dos empreendedores em relação à tecnologia em saúde é a aceitação e a inserção das novidades na rotina das pessoas. De pouco adianta criar tecnologias novas se o uso dela ocorre uma vez pelo fator “novidade” e não se insere no trabalho diário.

A boa notícia sobre o GoogleGlass é o uso do equipamento por residentes da Universidade de Stanford e a boa aceitação do gadget. Um grupo de “Glass Explorers” procurou por aplicativos para integração de imagens, comunicação com outros cirurgiões, treinamento de novos médicos e segurança do paciente.

A primeira impressão da equipe é que o uso dos óculos aumentou a concentração dos cirurgiões e permitiu o compartilhamento de imagem na perspectiva do médico para outros médicos e alunos.

Um dos usos foi a colocação de imagens de raio X ou de RMI no dispositivo durante o procedimento. Dr. Anil Shah, em entrevista ao MobiHealthNews, referiu que usou o equipamento para uma rinoplastia após trauma e foram colocadas imagens da fratura e uma projeção de como ele pretendia que o nariz ficasse após a cirurgia. Ele declarou “Em vez de olhar para a parede, eu sou capaz de manter o foco no paciente e consultar as imagens necessárias no canto do meu campo de visão.”

A comunicação é outro potencial para o GoogleGlass, tecnologia em saúde que pode permitir o compartilhamento de informações em tempo real com médicos e alunos de todas as partes do mundo, com a perspectiva mais adequada para o aprendizado.

“O Santo Graal para cirurgia, quando se está ensinando, é mostrar aos estudantes o que você está fazendo. Você está olhando para uma abertura de 1 cm, então pode ser difícil ensinar aquele procedimento. Permitir que os alunos enxerguem exatamente a mesma coisa que eu vejo enquanto narro é um procedimento ‘game-changer’.”, disse Dr. Shah.

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply