This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Device que detecta gordura pode ajudar em diagnóstico de doenças cardíacas

By 26 de novembro de 2014 Hospital
inovacao-em-saude-tecnologia-em-saude-ataque-cardiaco

Um sensor recentemente criado pode medir os níveis de gordura no interior das artérias, podendo ajudar médicos a realizar um diagnóstico de doenças cardíacas de maneira rápida. A tecnologia em saúde, que pode ser manuseada por um cardiologista por meio de um procedimento simples, em que há uma inserção na artéria femoral e a localização e severidade do problema podem ser encontradas.

O device está sendo desenvolvido por uma spinout da Purdue, a Vibronix. A tecnologia em saúde vem do laboratório do Ji-Xin Cheng, um professor de engenharia biomédica e química da Purdue. Ele está sendo o CEO da empresa, mas a Vibronix está procurando por um CEO para o processo de busca de investimento e desenvolvimento do produto.

“Em hospitais, não há métodos de quantificar a quantidade e a localização de lipídios na parede arterial. Por causa dessas dificuldades, os médicos dificilmente encontram o método mais adequado para o tratamento de seus pacientes e os pesquisadores têm dificuldade de encontrar novas drogas.”

O sensor tem 1mm de largura e é injetado da artéria femoral. Ele emite uma luz em direção às paredes e somente os lipídios respondem a esta luz. O device, então, emite sinais acústicos detectados pelo sensor.

“Nós manipulamos o sensor na artéria, o que cria uma visão tridimensional que mostra onde as sessões de lipídios têm se desenvolvido.”, diz Pu Wang, CTO da empresa. Esta tecnologia em saúde pode ajudar pesquisadores e farmacêuticas a desenvolverem novas drogas e métodos de tratamento para as doenças cardíacas.

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply