This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Tecnologia cirúrgica: equipe do HCor muda de sala sem sair do mesmo ambiente

Salas híbridas unem no mesmo espaço centro cirúrgico e equipamentos de imagem de alta definição; Ambiente beneficia principalmente pacientes oncológicos na Neurologia e idosos na Cardiologia

Versáteis e tecnológicas. As salas híbridas do HCor unem no mesmo espaço centro cirúrgico e sala para procedimentos de intervenção não cirúrgica associados a equipamentos de imagem de alta definição.

A estrutura, organizada em uma área de 100m², integra tecnologias e permite que o cirurgião e o intervencionista atuem juntos em procedimentos de grande porte e alta complexidade, com todo suporte integrado de exames de imagens de alta resolução atualizadas em tempo real. A amplitude das salas ainda garante ergonomia e mobilidade às equipes.

De acordo com o Dr. Alexandre Abizaid, Coordenador Médico da Sala Híbrida de Cardiologia HCor, as terapias híbridas (que unem cirurgia e procedimentos minimamente invasivos) encontram nessas salas todos os recursos de imagem necessários e um local mais propício para uma intervenção com menor trauma cirúrgico.

A grande vantagem, tanto para o paciente quanto para o cirurgião, é que, no caso de uma emergência, não é necessário trocar de sala para o tratamento de pacientes de alto risco e com doenças complexas.

“O espaço é desenhado para que os exames como tomografia e Ressonância Magnética sejam usados antes, durante e depois das intervenções, proporcionando mais segurança e precisão em procedimentos complexos, e reduzindo o tempo de recuperação dos pacientes quando comparado à cirurgia convencional. Com as salas híbridas, a equipe muda de sala sem mudar de ambiente”, explica o Abizaid.

Além de toda a tecnologia, os pacientes atendidos no local contam com a assistência de um hard team¸ composto por um grupo multidisciplinar de médicos intervencionistas, cirurgiões, enfermeiros e profissionais de saúde de outras especialidades, todos voltados para o desfecho favorável do tratamento.

As salas híbridas da instituição atendem as especialidades de Cardiologia, Neurologia e Ortopedia.

Focos de atendimento

Com o time híbrido em ação, na área da Neurologia, são contemplados pacientes com diagnósticos de aneurisma, Parkinson, epilepsia e tumores cerebrais.

De acordo com Guilherme Lepski, neurocirurgião do HCor, para a neurocirurgia, a realidade das salas híbridas permite a ressecção completa de tumores cerebrais ou das malformações arteriovenosas cerebrais, com impacto positivo na qualidade de vida e na sobrevida dos doentes

“Dentro da sala híbrida, existe mais controle do processo. No caso de intervenções em tumores, por exemplo, quando o procedimento termina, o paciente é analisado com uma nova imagem de ressonância magnética para garantir que a remoção foi completa”, explica Lepski.

Já na Cardiologia, Abizaid destaca que um dos principais focos da sala híbrida é no atendimento de doenças coronárias e valvares, como a estenose aórtica (estreitamento da válvula aórtica), que acomete cerca de 5% da população idosa acima dos 70 anos.

Apesar de muitas vezes assintomática, a doença pode ocasionar síncope, insuficiência cardíaca e morte súbita, necessitando de intervenção, a depender do comprometimento da válvula.

Segundo o cardiologista, o diagnóstico tardio pode aumentar para 50% a chance de mortalidade nesses pacientes em até dois anos, por isso, é fundamental que a população não deixe de lado consultas e exames de rotina, como a Ecocardiografia, que podem ajudar a identificar doença.

Vale lembrar que o HCor chegou a registrar uma queda de cerca de 70% na realização de consultas e exames durante o pico da pandemia (dados de junho/2020) e que, para o movimento de retomada, o hospital investiu em reformulações de fluxos que preveem: Pronto-Socorro exclusivo para atendimento a pacientes com síndrome gripal; unidade completa para realização de exames laboratoriais e de imagem apartada do ambiente hospitalar; prédio exclusivo para consultórios separado do complexo hospitalar e agendamentos com intervalos maiores entre os exames, para evitar potencial aglomeração de pessoas nas salas de espera.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.