This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Startups de mHealth pretendem facilitar navegação intra-hospitalar

By 16 de dezembro de 2014 Hospital
tecnologia-em-saude-hospitais-geriatria

A empresa Practice Unite, que tem diversos sistemas de saúde e hospitais em seu rol de clientes, está se movimentanto para a área de monitoramento remoto para cuidados geriátricos, usando mHealth. Eles estão oferecendo o serviço para um consórcio de home care, em parceria com o Paraprofessional Healthcare Institute e com o Independence Care System.

A empresa já desenvolveu diversas aplicações em uma plataforma de aplicativos para facilitar a comunicação entre os profissionais de saúde.

Em uma entrevista com o CMO e co-fundador Stuart Hochron para o MedCityNews, ele disse que ganhou o contrato com o consórcio porque a sua plataforma é feita para ser flexível e isso é um grande negócio. Eles estão também produzindo um aplicativo para ajudar os times a saberem em que momento os leitos ficam vagos. A gestão de leitos é um dos pontos-chave para os hospitais, porque, em sua situação atual, é um processo ineficiente. Um aplicativo que pode deixar saber quando a equipe de gestão de leitos deve ser chamada e quando os quartos estão prontos pode ser de grande valia para redução de tempo desperdiçado e, com certeza, de custos.

Eles ainda planejam entregar um aplicativo para o paciente que envia mensagens e oferece feedback. A partir disso, pretendem criar um sistema de navegação intra-hospitalar para que eles cheguem a tempo em suas consultas.

Outras startups têm soluções para uma espécie de Waze dentro do hospital, como exemplo do Inside, produto da ShopCloud, que pode servir dentro de um aeroporto, shopping ou de um hospital. Eles são uma startup com base em Israel, que tem como objetivo resolver o desafio tecnológico de navegar dentro de prédios e instalações.

A Practice Unite tem base em New Jersey e, para sustentar este crescimento, eles passaram de 4 para 17 participantes no time.

Além disso, eles colocaram a plataforma como uma maneira efetiva de se comunicar com cuidadores em cuidados pós-agudos como enfermarias ou facilidades de reabilitação. A plataforma de comunicação pode ser integrada com os sistemas de laboratório e radiologia. Os médicos podem receber avisos e resultados. A ideia é reduzir readmissões desnecessárias, detectando problemas mais cedo ou evitando a necessidade de ir a um hospital.

Este tipo de aplicativos podem reduzir tempo perdido para profissionais de saúde e para pacientes, melhorando o fluxo dentro de um hospital e tornando o dia a dia mais produtivo.

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply