This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Silver Valley, um polo de empreendedorismo e inovação no envelhecimento

By 14 de fevereiro de 2014 Hospital

Muito já se falou sobre a condição combalida da economia europeia. E no Velho Continente, assim como em outros países e regiões, a questão do envelhecimento populacional não raro aparece como vilã desse cenário, com as aposentadorias dos cidadãos cada vez mais longevos figurando como verdadeiros drenos de recursos que poderiam ou dar o boost necessário para reverter a crise, num cenário de investimentos públicos, ou como um gasto excessivo que deveria estar sendo retido, num cenário de austeridade fiscal. Discussões de economia política à parte, o fato é que vem dessa Europa ainda em luta para emergir da tsunami que varreu o mundo em 2008, mais especificamente da França, uma das iniciativas mais originais e ousadas (ao menos na minha visão) em matéria de explorar o envelhecimento populacional como motor, e não apenas como pedra no sapato.

É nos arredores da antiga Paris que vem nascendo o Silver Valley. Trata-se de um polo de negócios, pesquisa e desenvolvimento de soluções e produtos focados no envelhecimento com qualidade de vida. O conjunto imobiliário Charles Foix será o coração do Silver Valley. São mais de 5000 m² onde estarão sediadas as empresas, laboratórios e um showroom que exporá o resultado do trabalho produzido ali. Em meados do ano passado, já havia mais de 50 empresas gerando 645 empregos. A meta é reunir 300 empresas, com uma expectativa de mais de 5000 empregos de forte valor agregado. Conheça o projeto:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=frsZ6wt_dk0[/youtube]

Mas para fazer acontecer o Silver Valley, não basta o prédio. Acontecerão ali de pequenos a grandes eventos com a finalidade de promover o intercâmbio entre profissionais, empresas, investidores, formadores de opinião, enfim, toda sorte de stakeholders que podem e devem estar presentes para gerar o florescimento de um ambiente de negócios favorável; serão desenvolvidas ações que favoreçam o fortalecimento da iniciativa como lobbying com o governo e desenvolvedores de políticas públicas e ligação com iniciativas semelhantes em nível nacional; treinamento profissional e acadêmico; coaching para start-ups; entre outras.

Nas palavras de Jérôme Arnaud, Presidente da Soliage: “Queremos criar dentro de um território próximo a Paris um Silver Valley [Vale Prateado, em referência aos cabelos grisalhos dos idosos] que – tal como o Silicon Valley – estimule um ecossistema em torno da Silver Economy [Economia do Envelhecimento ou da Longevidade], provendo imóveis e facilidades atraentes assim como acesso simplificado à pesquisa e financiamento a fim de dinamizar a inovação e intercâmbios frutíferos entre membros”.

Esta iniciativa é levado a cabo pela Soliage, que congrega a três anos os players da comuna de Ivry-sur-Seine (10 km da capital francesa) atuantes no setor. É nisso que reside o apelo do Silver Valley, em face do objetivo de alavancar a economia a partir do envelhecimento populacional: trata-se de uma iniciativa de desenvolvimento territorial. A Soliage, ou o Silver Valley, são mais de 100 instituições do setor produtivo (indústrias, distribuidores de produtos, grandes empresas, etc.), mas também parceiros de inovação (centros de pesquisa e ensino, investidores, órgãos de desenvolvimento econômico, etc.) e até usuários e seus representantes (coletividades locais, grupos de pacientes, estabelecimentos que abrigam idosos, etc).

Mas a pergunta fundamental é: o envelhecimento populacional é capaz de sustentar uma empreitada deste porte? Ainda segundo Arnaud, o mercado de serviços e produtos para idosos ainda tem muito a se desenvolver. Para ele, apenas os serviços de teleassistência já decolaram. No entanto, o Silver Valley, por meio da Soliage, oferece uma ajuda financeira no valor de 10 a 15 mil euros, a Bourse Charles Foix, para produtos em desenvolvimento que ofereçam inovações relevantes para os idosos, seguida de orientação e mentoring para os empreendedores. Com este tipo de iniciativa, pretende-se acelerar a passagem da pesquisa ao mercado. Independentemente dos resultados que serão obtidos, o Silver Valley é uma novidade que merece a atenção de quem tem interesse em empreendedorismo voltado para pessoas idosas. Leia aqui uma entrevista original em francês (em português pelo Google Translate) com Jérôme Arnaud.

Antônio Leitão

About Antônio Leitão

Leave a Reply