This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Samsung criou plataforma aberta de software e hardware

By 10 de dezembro de 2014 Hospital
samsung-the-digital-health-platform

A Samsung lançou uma plataforma de desenvolvimento aberta, que inclui SAMI para software e SimBand para a parte de hardware. O desafio agora é conquistar desenvolvedores disponíveis a desenvolver para a plataforma.

“Nossa visão na Samsung é empoderar pessoas, melhorar suas vidas com nossa plataforma de saúde digital. Nós sabemos que, enquanto nós temos esforços repetitivos na área, nós não podemos fazer isso sozinho. Isso é realmente porque nós estamos entrando na mHealth. Nós estamos contanto com desenvolvedores, empresas de mHealth e outros stakeholders chave para ajudar na criação de um ecossistema aberto que nos permita desenvolver, testar e validar essas soluções para melhorar os resultados de saúde através de engajamento de paciente”, dissse o Chief Medical Officer e VP de Saúde Global da Samsung, David Rhew.

A plataforma aberta da Samsung vai além das disponibilizadas por suas concorrentes, Apple e Google. Além de ser uma plataforma para que os desenvolvedores compartilhem dados, a iniciativa adiciona uma infraestrutura de hardware e a capacidade dos desenvolvedores de dividir e construir em cima de algoritmos de outros profissionais.

“Enquanto software é ótimo e muito importante, criar uma plataforma de hardware, uma referência aberta de design é importante também, porque permite que os desenvolvedores sejam capazes de manipular sensores, olhar para a vida da bateria e criar novidades usando esta infraestrutura. Eu não conheço muitas plataformas de hardware abertas desta maneira. E isso é uma peça interessante… que foi lançada porque nós queríamos que os desenvolvedores nos ajudassem com coisas importantes como os sensores que colocamos, que tipo de sensores, como nós melhoramos usabilidade, experiência do usuário. E tudo isso que nós vamos continuar trabalhando, mas nós também queremos deixar aberto para que outros tenham ideias. ”

Além disso, enquanto outras plataformas são focadas no smartphone, o ecossistema da Samsung está disponibilizado para outros devices, como telefones, tablets, wearable devices e até um device de realidade virtual da Gear VR, desenvolvido em parceria com o Oculus Rift.

“O core business ainda é sobre fitness, saúde e bem-estar geral, mas, ao mesmo tempo, estamos explorando como nós podemos aplicar isso para pacientes que tenham doenças crônicas ou que possam precisar. Estamos tentanto encontrar maneiras de trabalhar com isso. Você tem que começar em algum lugar e nós começamos com fitness. Estamos descobrindo que as oportunidades vão muito além disso.”

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply