This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Salvador debate mudanças do setor hospitalar e a importância na entrega de valor ao paciente

By 27 de agosto de 2019 Hospital, Mercado

Experiência do paciente, modelo assistencial e tecnologia foram alguns dos pontos abordados no seminário promovido pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp)

Na última terça-feira (20), a capital da Bahia recebeu lideranças da saúde no Seminário Pré-Conahp para discutirem a saúde baseada na entrega de valorCom foco no papel do hospital como integrador do sistema, foram abordados o modelo assistencial, a experiência do paciente, além de questões voltadas à tecnologia, como o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados. O evento, promovido pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), foi realizado no Wish Hotel da Bahia.

Foram quatro painéis com participações de 17 dos principais executivos de hospitais privados de todo o Brasil. Já na abertura, o deputado federal da Bahia, pelo PSD, e presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), Antonio Brito, ressaltou a importância desse tipo de encontro. “O foco que estamos dando hoje aqui, dos hospitais como elemento integrador do sistema de saúde, é fundamental pelas variáveis que existem: desfecho clínico otimizado, operadoras, fornecedores e o paciente, como protagonista no tratamento. Isso tudo está no ambiente interno do hospital”, afirmou.

Após a contribuição do parlamentar, o presidente do Comitê Científico do Conahp 2019, Mohamed Parrini, pontuou a urgência em discutir o tema. “Diante das atuais necessidades assistenciais dos pacientes e do impacto econômico gerado por consequência, é essencial que o hospital mude a maneira de pensar sobre a sua atuação nesse processo”. Ary Ribeiro, vice-presidente do conselho de administração da Anahp, complementou ao afirmar que “o hospital precisa estar integrado a um cuidado continuado e coordenado com os outros elos do setor, sendo mais proativo e, com isso, ter um papel relevante em relação a entrega de valor para o paciente”. A definição de valor é ampla, mas pode ser compreendida como a entrega de bons resultados em várias dimensões, como por exemplo, na qualidade de vida, mortalidade, bem-estar emocional e psicológico.

Durante o painel sobre experiência do paciente, liderado pela coordenadora do Programa de Experiência do Paciente do Hospital Israelita Albert Einstein, Ana Merzel, a comunicação entre paciente e equipe assistencial ganhou relevância. “O paciente de hoje possui acesso a informações de qualidade sobre saúde e, assim, exige um atendimento completo e diferenciado”, afirmou. “Dialogamos pouco com eles, é preciso melhorar a comunicação ao longo do cuidado”. Para ela, o modelo hierárquico no qual o profissional de saúde é o detentor absoluto do conhecimento, começou a mudar e as instituições precisam estar atentas.

Outro destaque do seminário foi a discussão sobre a implementação de novos modelos assistenciais baseados na entrega de valor para o paciente, bem como a sua relação com a sustentabilidade econômica das instituições. O painel apontou as transformações em relação ao modelo de remuneração – o tradicional fee-for-service – e ao momento do mercado de saúde. “É importante que as instituições se posicionem em relação às mudanças que estão acontecendo, a fim de criar a cultura de não desperdício, de eficiência, da melhora do processo de gestão”, afirmou o diretor técnico do Hospital Santo Amaro, Sydney Agareno. Atualmente, o setor tem sido estimulado a adotar modelos de remuneração baseados na qualidade da assistência prestada, tendência mundial considerada por especialistas como necessária para sustentabilidade do setor.

O último painel trouxe reflexões sobre a humanização da saúde por meio da segurança das informações. A interoperabilidade tecnológica e o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nortearam a discussão. “Além de auxiliar profissionais em termos assistenciais, a LGPD veio para reafirmar o paciente como centro do cuidado. É uma oportunidade de rever e melhorar os processos internos”, explica a coordenadora do Serviço de Oncologia do Hospital Português, Camila Santana.

O diretor-executivo da Anahp, Marco Aurélio Ferreira, encerrou o evento enfatizando a transformação enfrentada pelo setor. “É necessário se abrir para a mudança. Entendemos que o mundo vive uma disrupção e precisamos levar isso para nossas entidades, com o objetivo comum de melhorar a saúde no Brasil”.

O Seminário Pré-Conahp antecipa os principais temas que serão discutidos no maior congresso da área de saúde no Brasil, o Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp) 2019 – organizado anualmente pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp). Este ano, o evento acontecerá entre 26 e 28 de novembro, no Transamerica Expo Center em São Paulo (SP).

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply