This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Que tecnologia em saúde posso criar para a terceira idade?

By 24 de novembro de 2014 Hospital

Na avaliação dos mercados para pacientes de terceira idade, precisamos endereçar os problemas e procurar resolvê-los. A tecnologia em saúde tem se desenvolvido em diversas áreas, mas precisa aumentar sua identificação com a população mais velha, que, no geral, precisa de mais auxílio de ferramentas para controle de comorbidades, gestão de medicamentos e de consultas, dentre outros.

Por isso, trouxe um relatório da Startup Health que mostra em que áreas a tecnologia em saúde pode ser um fator decisivo na vida dessas pessoas. Assim, podemos ter uma maior criação de produtos voltados para a demanda dos clientes.

Na área de engajamento social, temos a importância das redes de pacientes para melhor comunicação entre aqueles com o mesmo quadro patológico; o aumento da capacidade de mobilidade física destes indivíduos para que possam se deslocar com maior autonomia e; a estimulação intelectual através de atividades que melhorem as funções cerebrais destas pessoas.

Já nas áreas de gestão de medicamentos e adesão ao tratamento, é de extrema importância que a tecnologia em saúde seja capaz de tornar o indivíduo mais passível a se lembrar das medicações a serem tomadas, estimular a memória e prevenir acidentes caseiros por más interações medicamentosas.

tecnologia-em-saude-inovacao-em-saude

Para dieta e nutrição, os pacientes com este perfil precisam de ferramentas que permitam maior controle de porções e que estimulem a alimentação saudável, a manutenção de um peso dentro dos limites saudáveis e a redução de colesterol ruim.

Já para evitar que haja um episódio de doenças precisamos pensar em estratégias que fortaleçam a musculatura e melhorem a autonomia dos indivíduos e, além disso, cuidar de memória, cognição, visão e audição.

Em produtos voltados para esta faixa etária, os maiores investimentos têm sido concentrados nas áreas de manuseio da informação do sistema de saúde, mostrando, por exemplo, quanto o paciente gasta com seu plano de saúde, monitoramento de sinais vitais e engajamento social.

É importante que atendamos as necessidades reais destes pacientes que que prestemos atenção em seus hábitos, comportamentos e necessidades para a criação de um produto que seja focado no paciente e com uma tecnologia em saúde que vá ajudar na melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas.

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply