This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Projeto do Hospital Moinhos de Vento qualifica profissionais da saúde

By 24 de agosto de 2020 Educação, Hospital

São seis cursos gratuitos, que podem ser feitos até dezembro de 2020

Estão abertas as inscrições para seis novos cursos gratuitos e a distância nas áreas de Gestão e Modelo de Melhoria voltados à segurança do paciente. Direcionada a profissionais da saúde de todo país, a iniciativa é do Projeto Paciente Seguro, desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento por meio do PROADI-SUS, em parceria com o Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde. Todos os módulos são gratuitos e podem ser feitos até dezembro de 2020.

A prestação do cuidado por profissionais da área da saúde pode ocasionar danos aos pacientes, os quais, na maioria das vezes não são intencionais, porém acarretam prejuízos físicos, emocionais, sociais e até fatais. O Projeto Paciente Seguro propõe-se a desenvolver equipes capazes realizar ciclos de melhoria em segurança do paciente e multiplicar as práticas para outros hospitais através de acompanhamento e apoio na implementação dos protocolos prioritários de segurança do paciente e prevenção e análise de eventos adversos.

Um dos principais aliados na busca de uma maior segurança do paciente é a qualificação e o compartilhamento de conhecimentos sobre a área, desmistificando processos simples e trazendo novas formas de garantir a melhoria contínua do cuidado. Com base nisso, os cursos desenvolvidos pelo projeto Paciente Seguro trazem temas como Modelo de Melhoria (abordagem considerada referência para mudança de processos na área da saúde), liderança e formação de equipes de alta performance.

A líder do projeto no Hospital Moinhos de Vento, Daniela dos Santos, lembra que os cursos possibilitam o acesso a informações de qualidade, podendo auxiliar no cotidiano dos profissionais da saúde no Brasil. “Os cursos sobre Modelo de Melhoria, por exemplo, são os primeiros deste formato produzidos por especialistas nacionais e dentro do contexto brasileiro. Além disso, contam com a experiência do projeto Paciente Seguro nestes quatro anos de atuação junto aos 60 hospitais do grupo”, afirma Daniela.

Na prática

Além da abordagem multidisciplinar, o curso também proporciona uma ferramenta educacional semelhante a um jogo virtual, que coloca em prática as teorias aprendidas durante os módulos. O “Game da melhoria – Hospital Mais Seguro”, “Em busca de resultados” e “Em busca pela Segurança” estão disponíveis no site Caminhos da Segurança.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.