This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

PROADI-SUS reduz 50% da mortalidade em UTIs Pediátricas

By 6 de agosto de 2020 Hospital

A iniciativa promove a troca entre profissionais locais e especialistas em terapia intensiva do Hospital Moinhos de Vento

Visando diminuir o vazio assistencial no Sistema Único de Saúde, o projeto TeleUTIP do PROADI-SUS disponibiliza consultoria remota para Unidades de Terapia Intensiva Pediátricas (UTIPs) do SUS. Desde o início do projeto, em novembro de 2018, aproximadamente 600 crianças foram atendidas.

No Brasil, quando se fala sobre especialistas médicos, além da má distribuição, há também uma quantidade pequena de profissionais. Para dar suporte às UTIPs, o projeto Qualificação da Assistência em Terapia Intensiva Pediátrica por Telemedicina (TeleUTIP), coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio Ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), vem realizando atendimento à distância em Sobral (CE), Palmas (TO) e no Rio de Janeiro (RJ).

O acompanhamento desses pacientes é feito de forma diária, como explica o Dr. Felipe Cabral, Coordenador Médico de Saúde Digital do Hospital Moinhos de Vento. “Contamos com uma equipe multiprofissional que dá apoio por meio da telemedicina. Realizamos rounds diários entre a equipe especializada do Hospital Moinhos de Vento e os médicos e enfermeiros do SUS”, conta. Desde novembro de 2018, o projeto também promove a discussão de casos mais graves (chamado de complex cases), trazendo uma troca de conhecimentos e protocolos de tratamento.

No Hospital Geral de Palmas, em comparação com o período pré-projeto, dados preliminares mostram uma redução da mortalidade em 50%, mostrando a importância do compartilhamento de cuidado entre as equipes multidisciplinares.

COVID-19

Com a chegada da pandemia de COVID-19, a iniciativa aumentou seu escopo de trabalho, levando os atendimentos também para UTIs adultas. Atualmente, são 98 leitos de UTI adulto atendidos, em hospitais como Hospital Regional Norte, em Sobral (CE), Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém (PA) e Hospital de Clínicas de Passo Fundo, em Passo Fundo (RS).
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.