INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

Prefeitura de Blumenau disponibiliza aplicativo do SUS com Inteligência Artificial

By 30 de abril de 2018 Hospital

Como parte do processo de informatização das suas 90 unidades de saúde, prefeitura traz inovação à comunidade de Blumenau

Após informatizar toda a rede municipal de saúde, composta por 90 unidades, a Prefeitura de Blumenau dá mais um importante passo na automatização de seus processos com o lançamento do Pronto Mobile, um aplicativo desenvolvido para smartphone que visa facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde.

Baseado na plataforma de Inteligência Artificial da GeneXus, fornecida pela BXT (Business XtremeTechnologies), distribuidor regional da GeneXus Brasil, o aplicativo permite aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) do município o acesso a diversas informações, tais como prontuário, prescrições, histórico de vacinas, mapeamento das unidades de saúde e, futuramente, a possibilidade de agendamento de consultas eletivas médicas e odontológicas.

O desenvolvimento da aplicação levou apenas 25 dias. Isso porque a plataforma da GeneXus simplificou e automatizou a criação do aplicativo baseado em algoritmos de Inteligência Artificial. “Em vez de se preocupar com a solução técnica, ou seja, como programar o aplicativo, os desenvolvedores puderam se concentrar na solução para o problema, focando no que precisava ser programado com base no conhecimento de negócios que já possuem”, explica o diretor da BXT, Reginaldo José Schollemberg.

A escolha do GeneXus pela Prefeitura se deu pela produtividade oferecida e pela abstração da tecnologia. “Nós pensamos negócio. Nos manter atualizados tecnologicamente é função do GeneXus e não nos preocupamos com isso. Para nós, o Genexus representa padronização, eficiência e agilidade, em especial, na geração de aplicativos para a oferta de novos serviços ao cidadão blumenauense”, ressalta o Diretor de Sistemas da Prefeitura de Blumenau, Julio Cezar Siliva.

Desde o último dia 11 de abril, o app já está disponível para download em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS nas respectivas lojas de aplicativos. Os usuários da rede municipal de saúde precisam estar com o cadastro atualizado em suas unidades básicas de referência para ingressar na plataforma. Na tela inicial, o Pronto Mobile solicitará o CPF, o município e a data de nascimento para login, além de um e-mail que será cadastrado durante o primeiro acesso.

O aplicativo poderá ser baixado por todos os usuários do SUS de Blumenau. Inicialmente, a funcionalidade de agendamento de consultas terá acesso restrito apenas para o Ambulatório Geral (usuários do AG da Escola Agrícola estarão habilitados para essa opção).

“Buscamos revolucionar e mudar o paradigma de como as aplicações são criadas, trocando as técnicas manuais e artesanais de mais de 40 anos para o modelo de geração automática de sistemas a partir da Descrição do Conhecimento do Negócio (paradigma Genexus) e, por esta razão, ficamos felizes em ver nossos conceitos sendo entregues em forma de inovação para a comunidade de Blumenau”, finaliza o country manager da Genexus no Brasil, Ricardo Recchi.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply