This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Pilar Hospital recebe robô Da Vinci e inicia atuação em cirurgia robótica

By 20 de outubro de 2020 Hospital

Hospital complementa seu parque tecnológico com que há de mais inovador em cirurgia minimamente invasiva no mundo

O Pilar Hospital recebeu um dos mais tradicionais sistemas de cirurgia robótica do mundo: o robô Da Vinci, a tecnologia mais testada, com maior número de estudos científicos publicados, e o mais utilizado nos países de primeiro mundo, como nos Estados Unidos, e em diversas regiões da Europa e da Ásia. “O Da Vinci é o que há de mais avançado em termos de tecnologia na atualidade, oferece todos os benefícios da cirurgia minimamente invasiva para o paciente e traz até mais conforto para o cirurgião que irá realizar o procedimento”, explica a cirurgiã Audrey Tieko Tsunoda, coordenadora do programa de cirurgia robótica do hospital.

A médica explica que para as cirurgias que são longas, por exemplo, é muito importante que o profissional esteja confortável para realizar o procedimento com destreza e com eficiência do começo ao fim. “Com o Da Vinci há uma grande melhoria no conforto ergonômico do cirurgião, para que ele consiga tolerar, inclusive, com a sua melhor performance, durante todo o caso cirúrgico. Inclusive, sequencialmente, vários casos cirúrgicos no mesmo dia. Então, há benefícios para o cirurgião, com um imenso benefício para os pacientes”, avalia.

Conforme a coordenadora, a cirurgia robótica é uma diferenciação da cirurgia tradicional. “A cirurgia convencional surgiu como cirurgia aberta, com cortes. Ao longo dos anos, os cortes puderam ser reduzidos conforme a tecnologia foi avançando. A cirurgia videolaparoscópica foi um grande avanço nesse ponto e a cirurgia robótica é um avanço ainda maior, é um passo além”, destaca.

Melhor recuperação do paciente

A coordenadora analisa que os pacientes terão muitos benefícios. “A cirurgia robótica pode oferecer uma maior incrementação dos resultados, auxiliando também para a diminuição do tempo de internação, bem como menor sangramento. Nosso objetivo é tratar a doença de forma adequada e reabilitar o paciente, para que ele conquiste o ‘máximo de vida normal’, que tinha antes da cirurgia, no menor tempo possível”, analisa.

Os benefícios, segundo a cirurgiã, não são só para o sistema de saúde, mas para toda a sociedade, porque se uma pessoa consegue retornar antes às suas atividades habituais, mais rapidamente, ela volta ao seu trabalho e à sua vida cotidiana. “É toda a sociedade que ganha. Não é apenas o sistema de saúde. Mas ele, em si, ganha muito, porque as cirurgias robóticas têm menores complicações quando comparadas às convencionais. Isso é claro, resulta em menos custos finais e melhores desfechos”, comenta.

Tecnologia de ponta exige recursos humanos capacitados

Para receber um equipamento tão avançado quanto esse é preciso ter uma equipe altamente preparada e que todos os serviços devem estar alinhados com essa tecnologia. Segundo a coordenadora, “o Pilar Hospital adquiriu um parque tecnológico de ponta que permite que o paciente seja tratado de forma segura, eficiente, e com os melhores equipamentos do mercado. Com isso, todos os funcionários, todas as equipes foram treinadas. Nós alinhamos o que há de melhor em termos de tecnologia com a capacitação de recursos humanos. São equipes de alta qualidade, para que possamos aproveitar ao máximo a performance desse novo equipamento”.

Indicações precisas e recursos adequados geram excelência em cirurgia

Os três primeiros casos de cirurgia robótica do Pilar aconteceram neste mês de outubro. Foram cirurgias de altíssima complexidade, realizadas apenas em centros selecionados no mundo. “Nestes casos, foi possível tratar pacientes com câncer de forma segura, preservando funções (como, por exemplo, a fertilidade), com pequeno sangramento, alta precoce e recuperação mais rápida. Várias equipes participaram destes primeiros passos. Abrimos as portas para um serviço de excelência, desenhado para se tornar uma referência nacional em cirurgias minimamente invasivas”, finaliza a coordenadora.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.