This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

+100 PALESTRANTES Saiba quem estará nos palcos do HIS19. 🎙 Clique aqui

O que um erro de medicação tem a ver com a logística hospitalar?

De tempo em tempo algum incidente envolvendo erros na administração de medicamentos em hospitais são noticiados pela imprensa. Mas, você já parou para pensar que fora os casos que são divulgados pela mídia, quantos ocorrem diariamente, alguns sem grandes consequências, mas outros bem graves, inclusive fatais? Do que se tem notícia nos bastidores do segmento, calcula-se que até 38% dos erros de medicação acontecem no momento da administração.

Embora sempre o problema recaia sobre o profissional de enfermagem que aplica a medicação, é importante destacar que o erro não pode ser atribuído apenas a ele, já que a dinâmica que parte da prescrição pelo médico, segue um fluxo operacional que envolve diversos outros profissionais e setores em almoxarifado, farmácia e afins, de onde muitas vezes ocorrem trocas de informações e medicamentos.

Ligando os pontos ao título deste artigo, não posso deixar de abordar o quão importante é um serviço de inteligência em logística hospitalar para a solução destas ocorrências.

Um perfeito mapeamento de fluxo das prescrições, ancorado em um sistema automatizado, com chaves customizadas e restritas de acesso, rastreando todos os suprimentos e os responsáveis por seu manuseio, da entrada e armazenamento no hospital até o uso no beira-leito, comprovadamente reduz as possibilidades de erro para menos de 1%.

São tecnologias e capacitações que asseguram vidas de pacientes, o emprego de profissionais, e previnem crises financeiras e de imagem para nas instituições.

Afinal, se é para ser notícia, que sejamos com resultados de boa gestão e de qualidade. E você, de que forma quer ser notícia?

Domingos Fonseca, presidente da UniHealth Logística Hospitalar

Domingos Gonçalves de Oliveira Fonseca

About Domingos Gonçalves de Oliveira Fonseca

Reconhecido por diversos anos seguidos como uma das personalidades mais influentes da saúde, nascido em Alqueidão (Portugal) e naturalizado brasileiro, Domingos Fonseca é administrador de empresas (PUC/SP), reconhecido empresário das áreas de transporte e logística e ex-Presidente da Associação Nacional do Transportes Rodoviário de Carga (NTC&Logística). Atual Presidente da UniHealth Logística Hospitalar, uma das principais empresas do setor de logística de produtos médicos e farmacêuticos da América Latina.

Leave a Reply