This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Novartis e Google Firmam Parceria para Lentes de Contato Inteligentes

By 15 de julho de 2014 Hospital
Google e Novartis firmam acordo para wearable devices, lentes de contato inteligentes

Em janeiro deste ano, o Google anunciou um projeto de wearable devices que seria um derivado do já conhecido Google Glass. Se tratava de lentes de contato inteligentes, que poderiam ter diversos usos em tratamentos e diagnósticos médicos.

Hoje pela manhã, a empresa de tecnologia anunciou uma parceria com a Alcon, divisão de oftalmologia da companhia farmacêutica suíça Novartis, afim de licenciar os wearable devices.

Essa não seria a primeira vez que a Novartis tenta ingressar no mercado dos wearable devices e ou no segmento da mhealth. Em 2010, a empresa investiu 24 milhões de dólares em uma empresa de pílulas inteligentes, a Proteus Digital Health.

As lentes de contato do Google se tratam de wearable devices que contém sensores eletroquímicos oftalmológicos, com o objetivo de medir níveis de glicose e enviar atualizações em tempo real para celulares de pacientes com diabetes. A tecnologia foi patenteada pela empresa esse ano.

Além da medição de glicose, os wearable devices prometem também oferecer correção de visão para pessoas com presbiopia, uma condição relacionada com a idade que afeta bilhões de pessoas que têm dificuldades em focar em objetos próximos.

”Para pessoas vivendo com presbiopia que não podem mais ler sem óculos, as ‘lentes inteligentes’ têm potencial para prover uma correção de visão cômoda, afim de ajudar a recuperar o auto foco natural do olho em objetos próximos, na forma de lentes de contato ou lentes intraoculares como parte do tratamento refrativo de catarata”, disse o anúncio, feito no site da Novartis.

A negociação dará à Alcon a oportunidade de desenvolver e comercializar a tecnologia das lentes inteligentes. Outros detalhes do acordo, incluindo a data de lançamento dos wearable devices ainda não foram divulgados.

Em um comunicado à imprensa, o CEO da Novartis, Joseph Jimenez disse: ”Nós estamos ansiosos para trabalhar com o Google para juntarmos a tecnologia avançada deles com o novo extenso conhecimento de biologia, afim de atender as necessidades médicas não atendidas. Esse é um passo chave para nós irmos além dos confins da administração tradicional de doenças, começando pelos olhos”.

”Nosso sonho é usar a última tecnologia em miniaturização de eletrônicos para ajudar a melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas”, completou o fundador do Google, Sergey Brin. ”Nós estamos muito empolgados em trabalhar com a Novartis para fazer esse sonho se tornar realidade”.

Veja como funciona:

[youtube]http://youtu.be/z7QzaV6zraI[/youtube]

Camila Alves

About Camila Alves

Leave a Reply