This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Nova plataforma digital amplia segurança aos pacientes da Santa Casa de Mauá

By 23 de janeiro de 2020 Hospital

Garantir aos seus pacientes um tratamento humanizado, com segurança e confiabilidade, faz parte da rotina do Hospital Santa Casa de Mauá.  Além das obras de ampliação de suas instalações físicas, que deverão ser finalizadas até o próximo ano, o setor de Farmácia recebeu novos investimentos e processos de controle e rastreabilidade de medicamentos.

Segundo a farmacêutica Amanda Ribeiro da Silva, desde 2018, a Santa Casa de Mauá está utilizando uma moderna plataforma digital que auxilia a equipe médica na prescrição dos medicamentos, proporcionando maior segurança e eficácia no tratamento de seus pacientes, tanto para a ala de internação como no pronto-socorro.

“Nosso sistema permite fornecer aos médicos orientações, parâmetros e procedimentos envolvendo os medicamentos disponibilizados na Farmácia, alertando-os sobre interações medicamentosas, princípios ativos que estão fora do padrão determinado pela Vigilância Sanitária, processos de rastreabilidade e grafias diferenciadas para medicamentos que possuem nomes semelhantes. Todos esses cuidados contribuem para eliminar qualquer falha humana e, assim, proporcionar maior segurança ao paciente internado ou atendido no pronto-socorro”, explica Amanda.

A Santa Casa de Mauá também implantou um sistema diferenciado para identificação dos medicamentos fracionados, utilizando cores diferenciadas, de acordo com a classe terapêutica – como por exemplo, psicotrópicos, medicamentos que necessitam de refrigeração, autovigilância e os demais, que incluem analgésicos, anti-inflamatórios e  antibióticos.

Em breve, também será implantada a farmácia clínica, que visa reforçar ainda mais o atendimento humanizado e envolverá toda a equipe multidisciplinar – médicos, enfermeiros, farmacêuticos e nutricionistas. “Pretendemos com esse serviço, estreitar ainda mais o contato com o paciente, que permitirá até analisar possíveis efeitos colaterais de alguns medicamentos e propor mudanças medicamentosas de acordo com o parecer médico”, acrescenta a farmacêutica Amanda.

Perfil: para marcar seus 53 anos de fundação, a Santa Casa de Mauá inaugurou no final de junho do ano passado o novo pronto-socorro e ala de internação com 15 leitos, elevando a capacidade de atendimentos. De acordo com o superintendente Harry Horst Walendy Filho, a grande novidade do pronto-socorro é a informatização dos serviços, que torna o atendimento muito ágil e humanizado, além de colaborar com o meio ambiente.

A fachada da Santa Casa de Mauá também passou por recente reestilização e, além do design moderno e contemporâneo, traz um grande benefício aos pacientes, já que possui janelas blindadas a fim de reduzir a entrada de ruídos externos, microrganismos e poluição para os ambientes de internação. A iluminação natural prevalece sobre o projeto arquitetônico.

O próximo passo da Santa Casa de Mauá será a construção de 20 novos leitos de UTI adulto, 10 para UTI pediátrica, outros 5 coronarianas, novo hospital de retaguarda com até 80 leitos e padronização de suas atuais instalações físicas.

Recentemente, a Santa Casa de Mauá implementou o serviço de Hemodinâmica, permitindo a realização de cirurgias cardíacas como colocação de marca-passo, revascularização, cateterismo, entre outras. Também conta com exames de tomografia, mamografia, ultrassonografia e o primeiro Centro Oncológico de Mauá.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.