This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HIS19 Já conferiu os 40 primeiros palestrantes dessa edição? 🚀 Clique aqui

Medicamentos vencidos: é preciso cura para esse mal

By 7 de setembro de 2015 Hospital

Recentemente a mídia divulgou uma ocorrência de distribuição de medicamentos vencidos à população de uma cidade do Paraná. A ação fazia parte de um esquema para gerar superfaturamento e desvios que podem ter chegado à R$ 20 milhões. Infelizmente o problema não é exclusivo desta cidade, aliás, acontece com bastante frequência, mas tem como ser combatido.

A gestão de insumos médicos e de medicamentos ainda é uma atividade relativamente recente no Brasil e se configura em grande importante ferramenta para administrar os recursos e processos de logística de forma eficiente, bem como monitorá-los em todas as etapas de suas execuções, da compra na base à distribuição, até o consumo final pela população.

Não à toa, a ANVISA reconheceu a importância de investir nessa gestão, com o lançamento da RDC 54 (11/12/2013), que prevê a implantação do sistema nacional de controle de medicamentos e os mecanismos e procedimentos para o rastreamento na cadeia dos produtos farmacêuticos sujeitos à registro pela entidade.

O universo de benefícios trazidos por esse processo já é realidade, mas, infelizmente, ainda existem alguns impasses que colocam em risco a aplicabilidade da RDC dentro do prazo estipulado, gerando uma prorrogação negativa para todos os envolvidos.

Saiba Mais:
Rastreabilidade deve movimentar R$ 4 bi em tecnologia e logística

É preciso pensar além, pois os riscos que se corre em casos como esses vão muito além do dinheiro desviado: a população, todos nós, ficamos à mercê de medicamentos e insumos que podem causar riscos à saúde ou, no mínimo, não auxiliar em nada. Os gestores públicos e privados também precisam estar atentos e saber que com a devida gestão de medicamentos e insumos médicos, também é possível garantir grande economia financeira. Assim, poderão aplicar o dinheiro de forma mais inteligente, favorecendo a todos.

A despeito do caráter de alguns, é possível sim reverter quadros como este de forma positiva, somando para novos e melhores horizontes para um sistema de saúde já tão problemático.

Leia Mais:
Governo triplica valor cobrado para registro de novos medicamentos

Mayuli Fonseca, Diretora de Novos Negócios

 

Mayuli Fonseca

About Mayuli Fonseca

Atual Diretora de Novos Negócios da UniHealth Logística Hospitalar, uma das principais empresas do setor de logística de produtos médicos e farmacêuticos da América Latina, Mayuli Fonseca é administradora de empresas (PUC/SP) e possui MBA em Dupla concentração em supply chain management e consultoria estratégica pela Ohio State University (OSU), Columbus, Ohio, EUA.

Leave a Reply