This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Investimentos corporativos na tecnologia em saúde batem recorde

By 7 de novembro de 2014 Hospital
Investimentos corporativos na saúde digital e tecnologia em saúde

Startups e empresas de tecnologia em saúde (HealthIT) levantaram US$ 2.2 bilhões de dólares no primeiro semestre de 2014, e os investimentos corporativos têm grande parte nesse feito.

Em busca de como inovar, muitas empresas de grande porte buscam a saúde digital como um caminho. Embora os dados que irei mostrar abaixo sejam referentes ao mercado norte-americano, no Brasil já temos grandes empresas de saúde se mobilizando para a criação dos chamados Corporate Ventures (CVs).

O recorde de investimentos na tecnologia em saúde de 2014

Investimentos corporativos na saúde digital e tecnologia em saúde

Como você pode notar no gráfico da CBInsights, desde 2010 os CVs já investiram mais de $2.34 bilhões de dólares em saúde digital e healthIT. Como aproximadamente 2 meses para o final do ano, já é possível apontar alguns investimentos mais famosos, como os $130 milhões de dólares recebidos pela Flatiron Health em um Series B feito pelo Google Ventures, ou os $41 milhões de dólares que a Health Catalyst levantou junto à Kaiser Permanente Ventures em outro Series B, ou até mesmo os $32.5 milhões de dólares que a Telcare levantou em um Series C com a Qualcomm Ventures e Sequoia.

Associado a esses movimentos americanos temos a mobilização de grandes hospitais, laboratórios, farmacêuticas e outro stakeholders brasileiros, o que comprova a ausência de “modismo” nos investimentos na saúde digital e tecnologia em saúde (healthIT), e sim um caminho natural de toda grande corporação, que é buscar inovação fora de suas estruturas.

A maior parte dos investimentos são no early-stage

tecnologia-saude-digital-investimentos-corporativo-2

A sensação que tenho é que no Brasil os CVs têm se preparado mais para o mid stage que o early stage, talvez por tentar um movimento um pouco mais conservador, já que não temos um passado consolidado em investimentos corporativos na saúde brasileira.

Ao contrário do Brasil, o foco dos investimentos em saúde digital e tecnologia em saúde nos EUA já são mais expressivos no early stage, momento em que a as startups estão começando a se desenvolver. É nesse momento também que o investimento é mais arriscado, o que pode entrar em conflito com o conservadorismo natural do setor.

Quem são os CVs mais ativos?

Investimentos corporativos na saúde digital e tecnologia em saúdeComo pode notar no ranking, são diversos CVs de diversos segmentos diferentes da saúde investindo em saúde digital e tecnologia em saúde. De farmacêuticas e hospitais a devices, o que é certo é que as grandes corporações brasileiras devem buscar inovação fora de suas estruturas, se quiserem permanecer líderes ou brigar pela liderança do setor.

Raphael Gordilho

About Raphael Gordilho

Médico com MBA em Marketing, Raphael co-fundou a Live Healthcare, empresa responsável pelo Saúde Business Fórum, Healthcare Innovation Show e Portal SaudeBusiness.com. Em 2018 a empresa se juntou a Feira Hospitalar, no portfólio de saúde da UBM Brazil e posteriormente Informa Exhibitions. Hoje Raphael é Head of CX, onde é responsável pela experiência dos clientes em todos os canais digitais e offline.

Leave a Reply