INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

Inovação tecnológica sem gestão é desperdício

A inovação tecnológica tem sido condição essencial nos sistemas de saúde, garantindo mais precisão e otimização de processos, que em médio e longo prazo geram mais economia para os gestores e os usuários de seus produtos e serviços. Mas para que ela feche a conta de seus investimentos, precisa ser estrategicamente aplicada, partindo de uma visão holística e da operacionalização racional que atenda de forma eficiente sua demanda.

De ponta a ponta do sistema, do back office à linha de frente do atendimento é preciso mapear todos os públicos envolvidos em seu manuseio e benefício. Da gestão de medicamentos de uma cidade, ao fluxo de prescrições de uma unidade hospitalar, tudo precisa ser contabilizado, rastreado, processado, reportado. Caso contrário, será dinheiro e energia jogados fora.

Equipamentos caros, mas com pouco ou nenhum uso não se pagam, e muito rapidamente ficam obsoletos. É preciso fazê-los girar, com critérios e estudo de necessidades, para também não aumentarem os custos do sistema como um todo. Caso contrário, perde um, perde dois e logo perdem todos, pela inviabilidade de acesso.

É preciso lembrar também que quando falamos em investimento em inovação tecnológica, não estamos falando apenas de máquinas e softwares, mas de pessoas habilitadas para a sua condução. E esta qualificação passa por ensino e atualização constante de equipe, na velocidade da atualização dos recursos, que é cada vez mais dinâmica.

Desta forma, consideremos que não temos como fugir destes investimentos se quisermos sobreviver no mercado, mas se quiser prosperar, é preciso focar em uma excelente gestão destes recursos, de forma inteligente, séria e responsável.

Mayuli Fonseca, diretora de novos negócios da UniHealth Logística Hospitalar

Mayuli Fonseca

About Mayuli Fonseca

Atual Diretora de Novos Negócios da UniHealth Logística Hospitalar, uma das principais empresas do setor de logística de produtos médicos e farmacêuticos da América Latina, Mayuli Fonseca é administradora de empresas (PUC/SP) e possui MBA em Dupla concentração em supply chain management e consultoria estratégica pela Ohio State University (OSU), Columbus, Ohio, EUA.

Leave a Reply