This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

IBM lança Watson Health na HIMSS 2015

By 14 de abril de 2015 Hospital
saude-digital-ibm-watson-app

O desenvolvimento do Watson já passou por várias etapas e o produto vem amadurecendo para usos comerciais e de pesquisa, especialmente na área da saúde. Durante a HIMSS 2015, evento que está acontecendo em Chicago, de 12 a 16 de abril, a IBM lançou uma iniciativa focada no setor: a Watson Health, uma unidade de negócios focada na análise de dados no setor.

As parcerias firmadas na área incluem empresas como Apple, Johnson & Johnson e Medtronic e prometem, de fato, mudar a saúde como conhecemos hoje. Além disso, duas companhias adquiridas pela IBM, a Explorys e a Phytel, também vão fazer parte do projeto com suas soluções em dados e serviços em nuvem.

Esta nova iniciativa coloca a IBM como grande player de Medicina Personalizada e, ao que tudo indica, o Watson será usado como um provedor de dados de saúde com base em cloud para entregar informação precisa para hospitais, seguradoras, pesquisadores e pacientes.

No acordo firmado, a Apple trabalhará com a IBM para uso dos serviços de nuvem e de análise de dados em integração com as plataformas HealthKit e ResearchKit. Já a J&J criará sistemas de coaching para áreas cirúrgias e novos aplicativos com foco em doenças crônicas e, no caso da Medtronic, o uso será para soluções voltadas a pacientes com diabetes.

Já no lado das startups adquiridas, a Explorys, uma spin-off da Cleveland Clinic, possui dados de 50 milhões de pacientes de 360 hospitais e mais de 300 mil provedores e disponibilizará este database para a IBM e a Phytel, baseada em Dallas, tem serviços de nuvem que ajudam provedores de saúde e os times de cuidado a trabalharem de forma integrada.

Em anúncio divulgado pela empresa durante a HIMSS, Steve McHale, CEO da Explorys, disse: “A lição é escalar – ponto final. Nós tivemos uma visão de escalar, nós abrimos as portas e começamos o trabalho. Nós conseguimos parceiros para compartilhamento de dados. Nós nos disciplinamos e construímos confiança com provedores que são nossos parceiros. Nós estamos alinhados com estes provedores. A IBM tem o mesmo nível de confiança com os provedores. A oportunidade construída com estas parcerias é exponencial.”

O vice-presidente da IBM Watson, Mike Rhodin, disse, ainda no anúncio, que continuará a adquirir empresas que combinem com a missão de saúde do Watson. Segundo ele, a IBM precisava fazer uma combinação entre sua análise cognitiva e ferramentas tradicionais de métodos analíticos.

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply