This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Hutrin é referência em gestão hospitalar

By 19 de dezembro de 2019 Gestão, Hospital

Hospital público aumenta em 40% o número de exames, 248% em consultas, 30% em cirurgias e duas horas a menos de espera no PS

Em entrevista ao Bom Dia Goiás (TV Anhanguera), o governador Ronaldo Caiado (DEM), citou o Hospital Estadual de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hutrin), em Trindade, como referência de boa gestão na área de saúde. “O Hutrin de Trindade aumentou em mais de 200% o atendimento”, ressaltou Caiado durante a entrevista que tratou do balanço de um ano do seu governo.

O IMED (Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento) que assumiu a gestão do hospital em agosto promoveu melhorias significativas no atendimento à população. Segundo o balanço de novembro houve aumento de 40% em exames de eletrocardiograma e raio X, 248% em consultas, 30% em cirurgias e duas horas a menos de espera no Pronto Socorro.

Vagas para laqueadura

Mais organizado, o Hutrin anuncia para as prefeituras da região que estão sobrando vagas para cirurgias pelo SUS. Das 80 cirurgias de laqueadura que o Hospital tem capacidade para realizar mensalmente, somente 32 foram feitas no último mês. As pacientes não estão chegando à unidade, que a partir do segundo semestre de ano, de fato, tem atendido todo o território goiano. A ociosidade das vagas no hospital se dá pela falta de encaminhamento, via regulação, dos municípios. A laqueadura é uma cirurgia que impede que a mulher engravide e é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com os critérios da Lei nº 9.263/96.

As mulheres que têm interesse em realizar a cirurgia de laqueadura devem procurar uma unidade de saúde no município onde residem. Após uma consulta inicial e orientações sobre planejamento familiar, elas serão encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde, via regulação, para o Hutrin. Na unidade elas passarão por uma nova consulta para que realizem a cirurgia.

Sobre o HUTRIN 

O HUTRIN (Hospital Estadual de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos) é uma unidade de assistência, ensino e pesquisa, que integra a Rede Estadual de Hospitais de Urgências e Emergências do Estado de Goiás (Rede HUGO). O Hospital tem 42 leitos e perfil assistencial voltado para baixa e média complexidade em clínica obstétrica, clínica cirúrgica e clínica médica, sendo referência para Trindade, onde está localizado, e as cidades vizinhas; atendendo uma população de cerca de 160 mil habitantes.

Desde o dia 25 de agosto de 2019, o HUTRIN encontra-se sob a gestão do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, uma Organização Social (OS) que se destaca pela prestação de serviços e desenvolvimento de projetos que proporcionem bem-estar, saúde, cidadania e dignidade às pessoas. O IMED administra o HUTRIN para que ele funcione com qualidade 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply