This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Hospital Vera Cruz é retaguarda para atendimentos de alta complexidade da Santa Casa Anna Cintra em Amparo

By 4 de fevereiro de 2020 Gestão, Hospital

Com a parceria, instituição que não possui estrutura para recebimento de casos graves passa a ter o suporte do centro referência em Campinas

O Hospital Vera Cruz (HVC), referência em atendimento de alta complexidade em Campinas e região, apresenta o seu mais novo parceiro: Santa Casa Anna Cintra (SCAC), de Amparo. A unidade de saúde acaba de entrar para o Projeto Teia, iniciativa do Vera Cruz que oferece uma retaguarda aos pacientes de instituições que não absorvem este tipo de demanda. Na parceria, o Hospital Vera Cruz — entidade credenciada com as mais altas certificações da saúde — disponibiliza estrutura completa, equipamentos de ponta e especialistas consagrados para tratar casos graves que a unidade local não tem condição para atender a quem tem convênios atendidos no Hospital Vera Cruz e na Casa de Saúde. O Projeto Teia foca a assistência hospitalar e socorro adequado à rede de Santas Casas das cidades localizadas em um raio de até 150 quilômetros da sede campineira do Vera Cruz.

A Santa Casa Anna Cintra transfere para hospitais de alta complexidade principalmente pacientes que se acidentam nas estradas sinuosas da região. De acordo com Infosiga SP, site do Governo de São Paulo que, entre outras notícias, atualiza o número de desastres nas estradas de todo o estado, cerca de 34 ocorrências de trânsito ocorrem por mês, vítimas de trauma de coluna, complicações neurológicas e vascular, entre outros casos.

Segundo Vicente Mario Martini Auler, coordenador interventor da Santa Casa Anna Cintra, até então o hospital vinha estabilizando o quadro do paciente politraumatizado com procedimentos terapêuticos até encaminhar para outros locais com vagas disponíveis, mas com a parceria do Vera Cruz, o paciente com este perfil terá qualificação na recepção, agilidade na regulação e oferta de recursos necessários. ”O desenvolvimento dos protocolos de acolhimento e manejo do politraumatizado vai trazer segurança no atendimento. É evidente que melhorando a assistência, a SCAC reduzirá — a um mínimo aceitável — a ocorrência de eventos adversos”, enfatiza Auler.

Em contrapartida à indicação do Vera Cruz para o atendimento de alta complexidade, a Santa Casa Anna Cintra e as demais instituições que compõem o Projeto Teia são prestigiadas com o programa de capacitação técnica e de eficiência operacional, oferecido pelo próprio HVC. “O Hospital Vera Cruz investe no preparo de sua equipe assistencial e administrativa para garantir a melhoria contínua de processos e protocolos. Essa expertise é compartilhada com a instituição parceira”, explica o presidente do Hospital Vera Cruz, Erickson Blun.

Auler salienta que o oferecimento de programas e treinamentos pelo HVC permitirá a qualificação com excelência, promovendo maior credibilidade da Santa Casa na região de Amparo. “Nossos profissionais não possuem certificação de capacitação internacional e a contribuição técnica que o Vera Cruz vai disponibilizar enriquecerá enormemente a equipe. O maior benefício da parceria será a resolutividade. O acesso à recursos de saúde trará ao munícipe de Amparo segurança para reestabelecer a saúde.

Há ainda mais benefícios para o corpo clínico da Santa Casa: os especialistas podem integrar o Programa de Relacionamento Médico do Vera Cruz, que entre outras vantagens, permite que os doutores usem as instalações e equipamentos do hospital para atender e fazer cirurgias, além de participar de congressos e seminários realizados no Vera Cruz.

Certificado e certificador

O Hospital Vera Cruz reúne importantes certificações. Em 2019, a instituição teve nota máxima nas três categorias elencadas pela 3M do Brasil que contemplam boas práticas na rotina hospitalar e assistência domiciliar. Nas avaliações “Prevenção de lesões de pele”; “Limpeza e esterilização” e “Preparo de pele e normotermia”, o Vera Cruz repetiu o feito dos últimos anos e foi classificado como Diamond e Black Diamond, que são as graduações superiores do programa de certificação da empresa. Em Campinas, somente o Vera Cruz recebeu estas certificações e o hospital é o único do País a ser premiado no quesito Prevenção de lesões de pele — “Assistência domiciliar”, que considera o mesmo plano terapêutico feito dentro do hospital na casa do paciente.

Além da certificação da 3M, o Vera Cruz conquistou recentemente a certificação da ONA (Organização Nacional de Acreditação) com o nível máximo: “Acreditado com Excelência”. Só recebem essa categoria de avaliação os serviços de saúde que atingem um padrão aprimorado de atendimento e trabalho, com interação de processos e bons resultados em todas as áreas da organização.

A Fundação Roberto Rocha Brito (FRRB), mantida pelo Hospital Vera Cruz há mais de 30 anos, entra como grande ferramenta na parceria com as Santas Casas. Referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor, quanto para leigos, a FRRB é uma unidade credenciada da American Heart Association. Veja os cursos que a Fundação promove no site.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.