This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Hospital São Vicente de Paulo – RJ celebra 90 anos mirando o futuro

By 23 de setembro de 2020 Hospital

Uma jornada de fé, coragem e dedicação das irmãs, médicos e colaboradores

Um grupo de Irmãs Filhas da Caridade inaugurou num antigo casarão, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, um Hospital-Escola, em 27 de setembro de 1930. Inicialmente voltado para atendimento às irmãs da congregação, passados 38 anos, o hospital cresceu, mudou de local e foi rebatizado como Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Hoje, 90 anos depois, HSVP se consagrou como um moderno complexo hospitalar, que alia expertise do seu corpo clínico fechado ao atendimento humanizado de seus pacientes.

Ao longo do seu caminho, a busca incessante pela qualidade, segurança no atendimento e excelência nos serviços médicos levaram o HSVP a acompanhar, no mesmo ritmo, a evolução da medicina e oferecer tratamentos por vezes inéditos no Brasil. No final da década de 70, o Hospital importou técnica para realização de cirurgia de cataratas. Em 1988, foi a vez do setor de Hemodinâmica adquirir um dos três equipamentos de cateterismo disponível no Estado do Rio de Janeiro. Já em 1994, realizou a primeira angioplastia com implante de stent no país. Há dois anos, o HSVP inaugurou o primeiro ambulatório carioca, com foco na parte clínica, voltado para acompanhamento de pacientes com osteoporose.

Centros Avançados

Ao longo dessas nove décadas, o HSVP acompanhou as tendências do mercado de saúde e da Medicina. Em 1980, ganhou novo prédio e, a partir de 2012, investiu na criação de seis Centros Avançados, que oferecem solução completa na assistência ao paciente. Hoje é possível fazer exames clínicos no moderno Centro de Diagnóstico de Imagem, realizar cirurgias de catarata e transplantes de córnea no Centro Avançado de Oftalmologia, e contar com complexo ortopédico, com emergência 24h e centro cirúrgico. Além disso, é possível receber atendimento ambulatorial e de emergência no Centro Avançado de Urologia. Desde 2019, o HSVP conta, ainda, com dois novos centros: o Hepatobiliar, dedicado à assistência total a pacientes com doenças de fígado, pâncreas e vias biliares, e o de Oncologia, focado no tratamento integrado do paciente com diagnóstico de câncer.

Investimentos

Para o HSVP o futuro se constrói hoje. O hospital é o primeiro na América Latina a utilizar o robô de última geração BD Rowa VMax em uma ampla solução integrada de automação de diversos processos. O robô se auto-organiza, emite inventários e controla datas de vencimento dos remédios guardados. O uso da robótica também está no planejamento da instituição.

“A cirurgia robótica é o que há de mais avançado em precisão para o tratamento de pacientes, sobretudo em áreas como ginecologia, urologia e na cirurgia oncológica do aparelho digestivo, só para citar algumas”, afirma do coordenador do Centro Cirúrgico do HSVP, o médico Douglas Bastos.

Segundo ele, o plano de ações para concretização das cirurgias robóticas, passando por adequação física do espaço das salas cirúrgicas, compra de equipamentos e materiais para todas as especialidades, ajuste da iluminação e condições para a implementação das cirurgias robóticas está em curso. A previsão é que esteja implementado até o segundo semestre de 2021, data esperada também para a inauguração do Instituto de Ensino e Pesquisa São Vicente de Paulo, que fará a gestão de conhecimento do hospital, por meio de atividades de ensino, atualização profissional, divulgação e gestão

HSVP em números 

– Área do Hospital: 45 mil m²

– Área construída: 22 mil m²

– Número médio de consultas ambulatoriais por ano: 94500

– Número médio de atendimentos de emergência por ano: 69.000

– Número médio de cirurgias / procedimentos cirúrgicos por ano: 9.800

– Número médio de exames laboratoriais por ano: 568.000

– Número médio de exames de imagem por ano: 84.900

– Número médio de internações por ano: 7.000

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.