This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Hospital São Lucas Copacabana investe cerca de 2,5 milhões em automação predial

By 16 de outubro de 2020 Hospital

Os projetos têm como principal foco ampliar ainda mais a qualidade e a segurança assistencial

Nos últimos dois anos, o Hospital São Lucas Copacabana está investindo em projetos de automação e inteligência na gestão da infraestrutura visando aumentar a segurança dos seus pacientes e colaboradores. Os projetos são na área de eficiência energética, hídrica e operacional e o aporte financeiro foi em torno de R$ 2,5 milhões.

Segundo Yuri Xavier Gianerini, Coordenador de Engenharia Predial do São Lucas, os projetos contribuem para que o hospital tenha tecnologia de ponta em engenharia predial e seja um dos mais modernos no país, com o uso de inteligência preditiva através da Plataforma OXYN G5 e de soluções em automação.

Através do Centro de Operações local, a equipe do hospital em parceria com a Microblau, controla, monitora e toma decisões preditivas para: sistemas ar-condicionado: centrais de água gelada, centros cirúrgicos, além de outras áreas críticas e assistenciais. No sistema elétrico possibilita o gerenciamento de consumo e qualidade da energia, monitoramento dos grupos de geradores e nobreaks, entre outras ações. Já no sistema hídrico, a tecnologia supervisiona o consumo e armazenamento de água, além de gerenciar a parte de gases medicinais.

Para gerenciamento de custos, a tecnologia irá monitorar o consumo de energia elétrica e água dos setores, gerando conta de consumo para cada setor, sempre orientado para ações de eficiência.

“Todo sistema de inteligência predial nos permite aumentar a segurança dos pacientes e profissionais de saúde de forma alinhada às normas vigentes, tendo um olhar preditivo para antecipação de possíveis falhas em tempo real para que a tomada de decisão seja mais assertiva e com menor impacto e custo” explicou o engenheiro.

Nos Centros Cirúrgicos a equipe adotou a solução EXXA-SC, que controla e monitora parâmetros de temperatura, CO2, umidade e pressão diferencial de sala, garantido atendimento a norma NBR 7256. Todo o sistema implantado possui algoritmos avançados com funcionalidades dinâmicas para economia de energia e com grande contribuição para melhorar toda a eficiência operacional da infraestrutura.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.