This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Hospital Santa Paula inicia pesquisa para tratamento de Covid-19 com plasma

Realizado em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisas São Lucas e a Dasa, estudo vai utilizar anticorpos de pessoas recuperadas em pacientes em estado grave

O Hospital Santa Paula, o Instituto de Ensino e Pesquisas São Lucas, o Hemocentro São Lucas e a Dasa Medicina Diagnóstica deram início a uma pesquisa para tratamento contra a Covid-19 utilizando o plasma do sangue de pacientes que se recuperaram da doença. O estudo testará os efeitos e a segurança da transfusão de plasma contendo anticorpos para as pessoas em estado mais grave, cujo organismo não está respondendo ao vírus de forma efetiva.

Quando uma pessoa entra em contato com um vírus como o SARS-CoV-2, causador da Covid-19, seu organismo reage ativando o sistema imune inicialmente de forma difusa mas, em poucos dias, começa a produzir anticorpos específicos para combater aquele invasor. Na maioria dos casos, essa resposta impede que o vírus se multiplique, contendo a evolução da infecção e levando à recuperação. Em alguns pacientes, no entanto, a resposta imunológica e a produção de anticorpos podem não ser adequadas ou suficientes e o vírus tem a chance de se multiplicar descontroladamente, e isso pode levar à evolução da doença para quadros mais graves.

Para os casos em que o corpo não consegue produzir sozinho essa resposta eficaz contra o vírus, a transfusão de plasma doado por pacientes recuperados contendo os anticorpos pode ajudar o organismo a começar a reagir. “O conhecimento que temos até o momento indica que esses anticorpos de memória ficam na circulação sanguínea e podem ser transferidos para outras pessoa pelo plasma, que é a parte líquida do sangue”, explica o hematologista Elíseo Sekiya, presidente do Instituto São Lucas.

O estudo já recebeu aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e está em fase inicial. O primeiro passo é recrutar pessoas recuperadas da doença e coletar seu plasma, que será então congelado e avaliado. Em seguida, pacientes em estado grave internados no Hospital Santa Paula, em São Paulo, serão selecionados, por critérios técnicos e de inclusão no estudo, para receber a transfusão de plasma e serão observados para mensurar se a transfusão com os anticorpos provocará a diminuição da concentração de vírus e melhora do quadro clínico.

O Dr. Paulo Rocha, clínico geral e coordenador do Centro Cirúrgico do Santa Paula, acredita que o tratamento pode trazer resultados importantes. “O estudo tem um grande potencial e acompanha as mais avançadas pesquisas científicas que estão sendo conduzidas em todo o mundo para trazer uma esperança de cura contra a Covid-19. Precisamos lutar juntos contra a doença e a participação voluntária de doadores é essencial para salvar vidas”.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.