This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Hospital Santa Cruz investe em formação continuada para enfermagem

By 27 de fevereiro de 2019 Hospital

No Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR), toda a equipe assistencial é incentivada a trabalhar com raciocínio clínico e epidemiológico desde o primeiro atendimento ao paciente. Dessa forma, técnicos e enfermeiros não só participam da construção do diagnóstico junto com o médico, como também contribuem de forma decisiva para a gestão da saúde e a consequente redução dos índices de infecção e mortalidade. A iniciativa faz parte do novo planejamento de enfermagem do hospital, que contempla a padronização de processos, a reorganização da coleta de dados e a capacitação continuada da equipe.

O raciocínio clínico é um processo mental feito pelo profissional de saúde para a construção do diagnóstico. “É pensar as possibilidades de tratamento de maneira crítica, unindo os conhecimentos teóricos sobre sintomas e doenças com o histórico do paciente para encontrar a abordagem mais adequada para cada caso”, explica a gerente assistencial do Hospital Santa Cruz, a enfermeira Mariane Cavalheiro. “Além de auxiliar na tomada de decisão e na adaptação das intervenções, o raciocínio clínico contribui para a melhoria da qualidade do serviço assistencial como um todo”, completa.

Em busca desse objetivo, o hospital promoveu o curso “Raciocínio Diagnóstico e Pensamento Crítico”. Coordenado pela professora do Programa de Pós-Graduação da PUC-PR, Marcia Regina Cubas, a capacitação teve como foco os enfermeiros e enfermeiras do quadro assistencial com abordagem teórica e prática. “Entendo que o raciocínio clínico é uma habilidade a ser adquirida. E habilidade só se adquire por repetição e discussão. Precisamos trabalhar a capacidade de exercitar o raciocínio clínico com ferramentas e estudos de caso”, destaca a professora.

A ideia é fomentar a criação de um grupo de estudos permanente, para que o Hospital Santa Cruz se consolide como referência em sistematização da assistência. “Embora o processo de enfermagem esteja legislado por uma regulação da profissão desde 2009, poucos hospitais conseguem organizar a sua estrutura interna como política e cultura institucional e trabalhar da forma como o Hospital Santa Cruz está propondo”, pontua a professora.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR). É considerado um centro de excelência em alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto Atendimento, Checkup e Maternidade, que é referência em Curitiba. Oferece estrutura privilegiada, equipe multidisciplinar, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico. É referência no serviço de hotelaria e em atendimento humanizado, com qualidade assistencial e foco na segurança do paciente. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência, o mais alto nível de certificação nacional, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Paraná. 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply