This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Hospital referência em procedimentos cirúrgicos recebe Recertificação em Qualidade

By 30 de setembro de 2020 Gestão, Hospital

Cerca de 45 profissionais de enfermagem e 16 anestesistas estão envolvidos em todo o processo de trabalhos que norteiam a certificação

Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital Marcelino Champagnat, de Curitiba (PR), foi recertificado pelo Programa 3M de Reconhecimento de Boas Práticas, em qualidade assegurada no preparo de pele e normotermia, na categoria Diamante. O certificado reconhece o trabalho de excelência realizado no bloco cirúrgico da instituição, de acordo com normas nacionais e internacionais de segurança e qualidade, além de enaltecer o papel fundamental de toda a equipe envolvida.

Uma das práticas destacadas é a normotermia, que consiste no reaquecimento do paciente que está passando por cirurgia, para prevenção de casos de hipotermia.  O hospital, que é referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, utiliza mantas térmicas descartáveis, que fornecem calor para manter a temperatura corporal.

Além disso, a instituição também adota um protocolo de orientação para que o paciente não se depile em casa antes da cirurgia, para evitar possíveis infecções no pós-operatório. “A tricotomia é realizada no hospital, por um profissional capacitado, quando há a necessidade da retirada dos pelos para uma melhor visualização do médico que vai realizar o procedimento. É feita de maneira responsável para não machucar o paciente e prevenir complicações pós-cirúrgicas”, explica a enfermeira coordenadora do bloco cirúrgico do hospital, Íris de Souza Silva Andriani.

Cerca de 45 profissionais de enfermagem e 16 anestesistas estão envolvidos em todo o processo de trabalhos que norteiam a certificação.  “Ambos os protocolos contribuem para a prevenção de possíveis infecções hospitalares que poderiam retardar o tratamento dos pacientes. Por isso, os cuidados pré-cirúrgicos são essenciais para a proteção e para garantir um pós-cirúrgico mais tranquilo e sem complicações’, complementa.

O Programa de Reconhecimento de Boas Práticas em instituições hospitalares foi criado em 2005 pela divisão de Soluções Médicas da 3M. Além de auxiliar o trabalho de milhares de enfermeiros, também contribuiu até o momento com a evolução de aproximadamente 200 instituições do Brasil. O certificado tem vigência até março de 2021.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.