This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Hospital Evangélico Mackenzie amplia número de leitos de UTI para tratamento de Covid-19

By 13 de julho de 2020 Hospital

10 novos leitos são acrescentados e 50 profissionais são contratados para atuar na linha de frente da pandemia

Os pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) já podem contar com mais 10 leitos de UTI reservados para o tratamento dos contaminados pelo novo coronavírus no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM). Com a implantação, o hospital chega a 33 leitos de UTI para adultos, exclusivos para pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19.

“Foi um trabalho intenso para atender este pedido da Secretaria Municipal de Saúde e do prefeito Rafael Greca. Corremos contra o tempo para concluirmos as instalações físicas e para efetuarmos a contratação de profissionais para montar um elenco que tornasse possível iniciar o funcionamento destes leitos o mais rápido possível”, explica o diretor-médico do HUEM, Jean Francisco.

Foram contratados 20 médicos intensivistas e 30 profissionais de enfermagem para atuarem nesta nova unidade de UTI. Durante a pandemia do novo coronavírus, o HUEM isolou completamente o quinto andar da instituição para atender pacientes contaminados ou com suspeita do novo coronavírus. São 48 leitos de enfermaria e 33 leitos de UTI para adultos, além de 10 leitos de enfermaria e 6 leitos de UTI para pediatria.

De acordo com Dr. Jean Francisco, as próximas semanas serão bastante desafiadoras no combate à pandemia. “Estamos prevendo um mês de julho difícil, a taxa de ocupação dos leitos na cidade está alta e por isto o Hospital Evangélico Mackenzie colocou-se à disposição para ofertar mais leitos que atendam a demanda do município”, ressaltou o diretor.

A médica intensivista Marcela Bueno destaca a importância do trabalho em equipe. “A coesão da equipe é fundamental na rotina de uma UTI. É uma luta diária pela vida dos pacientes. Estar bem na questão psicológica é indispensável no desempenho de nosso trabalho”, afirma.

Com 475 leitos e 2.600 colaboradores, o HUEM é referência nacional no tratamento de pacientes queimados. Mantido pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), é um hospital privado, filantrópico, que presta 95% de seu atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde o início da pandemia, o HUEM tem sido parceiro do município no combate ao novo coronavírus, com um andar inteiro destinado a esta finalidade. Além dos leitos reservados, no andar está reservada uma sala de cirurgia exclusiva para pacientes que possam estar com covid-19.

O andar isolado conta ainda com aparelhos de ultrassom, raio-x portátil, eletrocardiograma, gasometria e laboratório. O isolamento é total, inclusive com esquema de barreiras físicas de proteção.

Pacientes que chegam com sintomas respiratórios no pronto-socorro passam por uma triagem, em uma estrutura que foi montada para atendê-los sem que eles precisem entrar na recepção com os demais pacientes. Os casos leves são orientados a ficarem em isolamento em casa. Situações moderadas e graves são encaminhadas para o andar isolado, por meio de um elevador exclusivo.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.