This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Hospital e Maternidade Santa Joana conquista recertificação da Joint Commission International (JCI)

By 22 de outubro de 2020 Hospital
Instituição recebe pela segunda vez o selo internacional considerado um dos mais importantes do mundo na área hospitalar

O Hospital e Maternidade Santa Joana, centro especializado nos cuidados com a saúde integral da mulher e do neonato com serviços de alta complexidade para gestações de risco, acaba de receber a recertificação da Joint Commission International (JCI), selo reconhecido mundialmente na área hospitalar. Esta é a segunda vez que o Hospital e Maternidade passa pelo processo de avaliação e recebe o selo, que acontece a cada três anos, sendo que a primeira foi em 2017. A conquista faz com que o Santa Joana se mantenha no seleto grupo de aproximadamente 38 hospitais brasileiros com esta acreditação.

Fundada nos Estados Unidos, a Joint Commission International é uma organização sem fins lucrativos que trabalha na promoção e melhoria na qualidade do cuidado e serviço de hospitais, oferecendo ensino, publicações, serviços de consultoria e certificações internacionais.

Em função da pandemia da COVID-19, a avaliação este ano foi realizada 100% em formato virtual. Cerca de 1.400 critérios referentes à qualidade de serviços e à segurança dos pacientes foram analisados rigorosamente. O Hospital e Maternidade Santa Joana, uma das instituições que mais investe em tecnologia hospitalar e infraestrutura, está entre os cerca de 623 hospitais com essa acreditação em todo mundo, com base nos dados divulgados pela JCI.

Referência no País, o Santa Joana tem como foco o cuidado com seus pacientes e, por isso, mantém constante aprimoramento em relação à estrutura, processos, protocolos e gestão de pessoas. “Conquistar a recertificação da JCI reforça o compromisso que temos com a qualidade e segurança dos serviços prestados aos nossos pacientes”, destaca a enfermeira Sandra Baltieri, gerente de Qualidade do Hospital e Maternidade Santa Joana.

A busca contínua do Santa Joana por melhoria resulta em uma taxa de infecção hospitalar baixíssima (0,3%), nove vezes menor que a média nacional (2,8%). Outro índice importante é o de mortalidade materna: 10 vezes menor do que a média brasileira. O Hospital também se dedica à permanente capacitação de sua equipe multidisciplinar e, para isso, possui o Centro de Simulação Realística onde os colaboradores aprendem como reagir de maneira coordenada no dia a dia e também em situações extremas.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.