This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), cria comitê para enfrentamento do coronavírus

By 5 de março de 2020 Hospital

O Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), está preparado para o enfrentamento do novo coronavírus, o Covid-19. Para assegurar a qualidade de atendimento e segurança de toda a comunidade, a instituição criou um comitê para elaboração, constante atualização, treinamento e simulação dos protocolos de atendimento de casos de suspeita e atendimento a epidemias. Até agora, o novo vírus infectou mais de 92 mil pessoas e matou mais de 3 mil pessoas no mundo, tendo uma letalidade em torno de 3,4% .

De acordo com Danilo Abreu dos Santos Flores da Silva, superintendente médico do Dona Helena, o protocolo foi montado com base em diretrizes da Organização Mundial da Saúde e do Center for Disease Control and Prevention (CDC), posteriormente atualizado conforme notas técnicas emitidas pelo Ministério da Saúde. Ele frisa que o Dona Helena já tem o processo de contingência em seu DNA por ser certificado pela Joint Commission International (JCI), acreditação estrangeira de referência no segmento da saúde. “Além das boas práticas orientadas por estas renomadas instituições, montamos todo um fluxo de atendimento especial para total qualidade e segurança dos pacientes, familiares e colaboradores. Já temos uma estrutura hoje em funcionamento e outra preparada para o caso de aumento do número de casos suspeitos ou casos confirmados em Joinville”, informa.

No plano de contingência estão contemplados diversos aspectos: área exclusiva para pacientes com suspeita de contaminação pelo vírus, fluxos de acessos, uso de máscaras, orientações pós-alta com os esclarecimentos sobre o período de isolamento, dentre outros pontos importantes. Os casos suspeitos são notificados ao Ministério da Saúde e à Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina, que encaminha o material coletado no Hospital Dona Helena para análise junto ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O exame específico para o novo coronavírus (Covid-19) é solicitado seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Participam do comitê, além de Danilo, a gerência de enfermagem, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), coordenadores médicos e de enfermagem, profissionais de gerenciamento de risco e do laboratório de análise clínica da instituição. A equipe de comunicação do Dona Helena também está envolvida para orientação ao público dentro do hospital e em seus meios de comunicação online e offline.

O comitê se reúne sempre que há uma atualização da nota técnica do Ministério da Saúde e ao término de cada atendimento, para discutir cada caso e verificar se existem oportunidades de melhoria. “Todo trajeto realizado pelo paciente é acompanhado pelo nosso sistema de monitoramento interno de câmeras, a fim de verificar se todos os processos definidos no protocolo foram rigorosamente cumpridos”, frisa o profissional.

Além disso, representantes do Hospital Dona Helena foram convidados a fazer parte do Comitê de Contingência do coronavírus em Joinville. Ele é formado pelos hospitais públicos e privados, além de integrantes da Secretaria de Saúde. O objetivo é trabalhar como uma rede única para monitorar casos suspeitos ou confirmados da doença que apareçam na cidade.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.