This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Hospital Bom Pastor promove semana especial de valorização do farmacêutico

By 3 de fevereiro de 2020 Hospital, Profissionais

Durante a 2ª Semana de Farmácia Hospitalar, a unidade discutiu temáticas importantes da profissão como as metas de segurança do paciente e medicamentos de alta vigilância

O Hospital Bom Pastor (HBP), unidade própria da Pró-Saúde em Guajará-Mirim (RO), realizou entre os dias 20 e 24 de janeiro, a 2ª Semana de Farmácia Hospitalar. Este ano, o tema principal do evento foi o papel do farmacêutico hospitalar e a sua atuação frente a uma assistência segura para o paciente.

Entre os assuntos, abordados ao longo da programação da unidade, estão “Os 9 certos da medicação”, “Metas internacionais de segurança do paciente” e “Medicamentos de alta vigilância”. O evento também celebrou o Dia do Farmacêutico, comemorado em 20 de janeiro, bem como o trabalho desses profissionais e as atividades desenvolvidas diariamente na unidade.

A abertura do treinamento discutiu sobre “Os 9 certos da medicação”, informações que precisam ser checadas durante o preparo e administração de medicamentos. São eles: paciente certo, medicamento certo, via de administração certa, horário certo, dose certa, registro certo, ação/orientação certa, forma farmacêutica certa e monitoramento adequado. Eles devem funcionar como uma barreira efetiva para evitar as ocorrências de eventos indesejados ao paciente, uma vez que erros de medicação são passíveis de prevenção.

No segundo dia, as “Metas Internacionais de Segurança do Paciente” foram o foco da discussão. Definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a seis metas consistem em identificar corretamente do paciente, melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde, melhorar a segurança dos medicamentos, garantir o local correto, reduzir o risco de infecção associado ao cuidado e reduzir o risco de danos dos pacientes resultante de quedas.

Para encerrar, os profissionais abordaram o tema “Medicamentos de Alta Vigilância”, que apresentam risco aumentado de provocar danos significativos aos pacientes quando há falhas na sua utilização. O objetivo foi promover e garantir a prática de segurança no uso de medicamentos de alta vigilância no hospital e a implantação de barreiras na dispensação de medicamentos.

Para a farmacêutica do HBP, Carol de Azevedo, o evento foi de grande importância. “Conseguimos destacar o valor e a importância do papel do farmacêutico em nossa unidade, assim como as atribuições para a segurança do paciente,” afirmou a profissional.

Os treinamentos foram voltados para os colaboradores do hospital, que tiveram uma participação ativa e a oportunidade de sanar qualquer dúvida sobre os temas abordados, garantindo o aprimoramento profissional e qualidade à assistência prestada.

“A 2ª Semana de Farmácia Hospitalar foi essencial para nossos colaboradores. Ela transmitiu a importância do farmacêutico para a comunidade e como o seu papel é fundamental para auxiliar no restabelecimento da saúde dos pacientes. Os temas abordados ressaltam o quanto esse trabalho em nossa unidade tem sido fortalecido”, destaca Geraldo Fonseca, diretor Hospitalar do Bom Pastor.

O Hospital Bom Pastor presta de atendimento nas especialidades de obstetrícia, pediatria, clínica médica e cirurgia geral e presta atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Localizado na Avenida Pimenta Bueno, 663, no Centro de Guajará-Mirim, fronteira com a Bolívia, a unidade também é referência de atendimento médico para 54 aldeias da região, das quais cerca de 90% só é acessível por meio fluvial.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.