INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

Hospital 9 de julho inaugura nova Unidade de Terapia Intensiva

By 7 de fevereiro de 2019 Hospital

O Hospital 9 de Julho (H9J) inaugura uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – a 7ª da instituição. Com investimento de R$10 milhões, em estrutura física e equipamentos, a ala terá 13 leitos com tecnologias de última geração. Destaque para aparelhos que medem a pressão intracraniana, monitoram a ventilação mecânica e identificam as necessidades nutricionais dos pacientes internados e um sistema de monitoramento por cor e som.

“A nova Unidade segue as vertentes já adotadas em toda a instituição com base na excelência técnica multiprofissional e humanização da assistência aos pacientes, acompanhantes, familiares e médicos” explica o Dr. Alfonso Migliore Neto, diretor Geral do H9J.

O novo espaço contará com recursos como:

– Sistema de chamada e comunicação visual diferenciado por cores e sons, onde a equipe consegue identificar as necessidades do paciente antes de ir até o quarto.

– Impedância Torácica (PulmoVista 500) – Aparelho que auxilia na otimização dos parâmetros ventilatórios, proporcionando ventilação e oxigenação mais adequadas e reduzindo complicações relacionadas à ventilação mecânica do paciente com insuficiência respiratória grave.

– Braincare (com participação em protocolo internacional) – Monitor desenvolvido no Brasil, mas com aceitação crescente na comunidade científica internacional, principalmente nos Estados Unidos. O equipamento permite aferir a pressão intracraniana, por meio de ondas eletromagnéticas. O profissional coloca uma cinta ao redor do crânio do
paciente, sem necessidade de nenhum procedimento invasivo. Esse equipamento é novidade no mercado e está presente apenas para situações de estudo.

– Calorímetro – Ligada à área nutricional, com o equipamento acoplado à saída da ventilação mecânica, é possível avaliar de forma rápida e precisa, a necessidade nutricional do paciente crítico em cada momento de sua evolução clínica, levando em conta aspectos do seu gasto calórico. Ele já existe, mas os hospitais ainda não incorporaram
no dia a dia das UTIs. Ele ajuda muito a entender e otimizar as necessidades nutricionais do paciente de terapia intensiva após cada intervenção cirúrgica ou alteração de significância clínica.

– BIS (Índice Bispectral) – equipamento que monitora a atividade elétrica cerebral (eletroencefalograma) da região frontal e mede o índice bispectral, utilizado para ajustes adequados de sedativos e anestésicos para evitar doses exageradas ou subdoses destas medicações, diminuindo os efeitos indesejados destas duas condições, como
tempo de ventilação mecânica (VMec) e de recuperação pós-anestésica (RPA) mais prolongados.

– Os colchões inteligentes permitem avaliação e ajuste automáticos dos pontos de pressão e ajudam na movimentação dos pacientes com limitações físicas. Com isso, evitam-se as lesões por pressão, conhecidas como escaras (feridas).

Todos os quartos são integrados com computadores beira leito que permitem maior agilidade no registro das informações feitas pela equipe assistencial. Além disso, os quartos são equipados com janelas com vidro polarizado (que fica opaco ou transparente), para que a equipe assistencial monitore o paciente do lado de fora do quarto,
sem comprometer a privacidade em momentos de descanso.

Hospital completo

Além da parte tecnológica, as UTIs do H9J seguem protocolos multidisciplinares internacionais para garantir a segurança na assistência ao paciente, como os protocolos de prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), sepse, dor torácica, tromboembolismo venoso (TEV) e acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI), entre outros.

Como uma instituição completa, o H9J possui ainda a retaguarda ambulatorial do Centro de Medicina Especializada (CME) para acompanhamento pós-alta, o Centro de Infusão para quimioterápicos e outros medicamentos. “Nosso foco é aliar a tecnologia ao que há de melhor na medicina, sempre com um olhar especial sobre o que há de mais importante neste trabalho, o nosso paciente” conclui o executivo.

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply