This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HIS19 Já conferiu os 40 primeiros palestrantes dessa edição? 🚀 Clique aqui

Eleições 2016 e a necessidade de votarmos pela logística hospitalar

By 7 de outubro de 2016 Hospital

Muito tem se falado e prometido para a saúde, a despeito de um dos gargalos do setor: a deficiência de gestão de suprimentos médicos. Afinal, os futuros prefeitos, vice-prefeitos e vereadores sabem ao que devem se atentar nesse quesito? E a população, sabe o que esse serviço oferece e como podem cobrar seus novos gestores públicos?

É fato que os eleitos terão uma tarefa árdua, especialmente em meio à crise financeira instalada. Não é raro vermos nos noticiários a dificuldade de acesso a vacinas e medicamentos em geral em UPAS e hospitais públicos, que estão atrelados à falta de repasse de verbas e também a problemas de gestão logística que orientem processos de compra, estoques e demandas de forma eficiente.

Também é fato que para evoluir neste quesito, será preciso confiar a implantação de serviços de inteligência neste segmento em quem tem em seu core business a expertise comprovada neste serviço.

É preciso ver além de promessas vazias, a real viabilidade da gestão profissional da logística hospitalar, cujos investimentos iniciais de infraestrutura e capacitação de mão de obra geram retornos comprovados em curto prazo, com a redução de desperdício de medicamentos e materiais, economicidade em compras, e segurança para gestores, profissionais da saúde e pacientes.

Além disso, a logística hospitalar também facilita a gestão transparente, com total controle de processos e relatórios claros de fluxo e seus retornos de produtividade e caixa, que podem e devem ser explorados junto aos formadores de opinião e a população.

Aos novos líderes de nossos municípios indico que olhem para gestões que já se valem desta expertise e desejo que mantenham um olhar estratégico sobre essa questão, já que é na mudança da administração que, muitas vezes, observamos perda de capital intelectual, de tecnologias bem instaladas e rotinas bem sucedidas.

Mayuli Fonseca, diretora de novos negócios da UniHealth Logística Hospitalar

Mayuli Fonseca

About Mayuli Fonseca

Atual Diretora de Novos Negócios da UniHealth Logística Hospitalar, uma das principais empresas do setor de logística de produtos médicos e farmacêuticos da América Latina, Mayuli Fonseca é administradora de empresas (PUC/SP) e possui MBA em Dupla concentração em supply chain management e consultoria estratégica pela Ohio State University (OSU), Columbus, Ohio, EUA.

Leave a Reply