This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HIS19 Já conferiu os 40 primeiros palestrantes dessa edição? 🚀 Clique aqui

Dia do Hospital: é preciso cuidar melhor da saúde das instituições

By 30 de junho de 2016 Hospital

Neste dia em que é celebrado o Dia do Hospital, gostaria de escrever algo que nos fizesse realmente comemorar. Porém, nosso sistema e seus constantes problemas, não nos dão muita margem para tal. Especificamente no âmbito das instituições, fico triste ao ver dados divulgados pela Associação Nacional de Hospitais Particulares (Anahp), e que revelam que dos R$ 450 bilhões gastos com saúde em 2015, 20% foram desperdiçados, frutos do uso exagerado de recursos, de falhas na prestação de serviço e na formação de preços, e fraudes.

Paralelamente, medicamentos, materiais e insumos hospitalares foram responsáveis por 45% de tudo o que entrou no caixa das instituições privadas de saúde – com grande aumento de custos.  A solução? Gestão profissional e especializada.

Customizar processos, aproveitar ao máximo os espaços, capacitar pessoas e, sempre que possível, terceirizar inteligências para quem é do core business de atividades estratégicas e fundamentais para a instituição, aumenta a eficiência de todas as áreas.

Tendo em consideração os altos custos envolvidos na cadeia de suprimentos e o notório desperdício e desvios envolvidos em seu segmento, a logística hospitalar apoiada em automação e processos especializados, se faz essencial para o devido mapeamento das demandas, rotinas, necessidades e atores envolvidos em cada etapa de suas operações.

O ditado “sabendo usar, não vai faltar” pode aqui ser aperfeiçoado como “sabendo quanto, quando e em quem usar, não vai faltar”. Esperamos que possamos avançar neste conceito e no próximo ano, enfim, celebrar de fato, esta temática.

 

Mayuli Fonseca

About Mayuli Fonseca

Atual Diretora de Novos Negócios da UniHealth Logística Hospitalar, uma das principais empresas do setor de logística de produtos médicos e farmacêuticos da América Latina, Mayuli Fonseca é administradora de empresas (PUC/SP) e possui MBA em Dupla concentração em supply chain management e consultoria estratégica pela Ohio State University (OSU), Columbus, Ohio, EUA.

Leave a Reply