This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Dados de uma operadora de celular na luta contra o vírus Ebola?

By 1 de setembro de 2014 Hospital
vírus-ebola-deslocamento-populacional

Os estudos de deslocamento populacional sempre serviram para traçar rumo de doenças e realizar estudos sobre suas origens e trajetos. O que ficou muito mais fácil agora, é que esta mobilidade pode ser acompanhada pelo celular. O uso deste tipo de estratégia está sendo usado para entender um pouco mais sobre o vírus Ebola e, em seguida, para tentarmos criar estratégias de prevenção da doença.

Segundo o MIT, a operadora de celular Africana entregou o acesso a dados de seus clientes para pesquisadores, podendo, assim, acompanhar movimentos da população na região e ajudar a prever a propagação do vírus Ebola.

Tal  modelo é criado para oferecer dados sobre possíveis locais em que medidas preventivas e de cuidados de saúde teriam efeitos. E a ideia não é restringir o movimento, como já tem sido feito, por exemplo, por Senegal, que fechou sua fronteira com a Guiné.

A Orange Telecom também realizou uma “autorização excepcional” para contenção de riscos da doença para a ONG Flowminder. Um dos fundadores, o médico Linus Bengtsson, disse “Se houver surtos em outros países, pode ser uma indicação de que locais ligados ao surto podem estar em maior risco de novos surtos”

O modelo, coletado, anonimizado e agregado resultou em informações de 150 mil pessoas e ajudou a Flowminder a construir uma imagem dos padrões de viagem dos residentes do continente africano.

A organização criou, ainda, um mapa interativo da propagação da epidemia desde o mês de março, tendo como referência os dados de óbito dos portadores do vírus Ebola.

É importante salientar que o modelo criado pela ONG é um rascunho com base em referências ao longo do tempo e não leva em conta a mudança de comportamento e hábitos de viagem das pessoas graças ao vírus Ebola.

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply