This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Conheça a importância do Farmacêutico na logística hospitalar

Dia 20 de janeiro é celebrado o dia do farmacêutico, profissional habilitado e responsável por todos os processos que envolvem desde o desenvolvimento, até o manuseio e administração de medicamentos, e que ainda agrega suma importância nas atividades de logística hospitalar.

A despeito de toda a tecnologia e automação que possam existir nos projetos de logística hospitalar, a presença do farmacêutico na coordenação dos medicamentos e insumos envolvidos no processo é indispensável, devido ao seu conhecimento sobre a composição, características e necessidades de todos os materiais envolvidos e que refletem diretamente em sua armazenagem para a distribuição final. Ou seja, envolvem desde locais específicos para acondicionamento, considerando temperatura, segurança, identificação, até data de validade e suas condições para a prescrição médica. Este profissional também é responsável por ajudar o departamento de compras, observando a necessidade e o fluxo de insumos.

Outro papel importante do farmacêutico no sistema de logística hospitalar é definir o fracionamento das dosagens, processo delicado e que envolve diretamente a segurança do paciente, já que dados da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, de Ribeirão Preto, indicam que cerca de 14,4% dos casos de erros de medicação ocorrem durante o fracionamento não realizado por profissionais/processos habilitados. Por isso é essencial a atuação de profissionais capacitados e sincronizados com processos e tecnologias bem estruturados com o apoio da rastreabilidade e afins.

Ainda dentro do projeto logístico, ele pode atuar em uma extensão da Central de Armazenamento e Distribuição, como uma farmácia ambulatorial, por exemplo, sendo responsável por validar a prescrição médica e passar as informações técnicas de uso do medicamento ao paciente. Em nossas operações eles atuam coordenando várias centrais, farmácias e todas as equipes envolvidas de ponta a ponta.
Como se vê, a atuação do farmacêutico é bem ampla e estratégica na logística hospitalar, tendo em nossas operações o seu devido reconhecimento e nossos agradecimentos neste dia especial em sua homenagem.

Domingos Fonseca, Presidente da UniHealth Logística Hospitalar

Domingos Gonçalves de Oliveira Fonseca

About Domingos Gonçalves de Oliveira Fonseca

Reconhecido por diversos anos seguidos como uma das personalidades mais influentes da saúde, nascido em Alqueidão (Portugal) e naturalizado brasileiro, Domingos Fonseca é administrador de empresas (PUC/SP), reconhecido empresário das áreas de transporte e logística e ex-Presidente da Associação Nacional do Transportes Rodoviário de Carga (NTC&Logística). Atual Presidente da UniHealth Logística Hospitalar, uma das principais empresas do setor de logística de produtos médicos e farmacêuticos da América Latina.

Leave a Reply