This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Companhia aérea já oferece prática de Mindfulness aos clientes. E a nossa saúde?

By 11 de junho de 2015 Colunas, Hospital

Um voo longo sempre nos traz alguns desafios. 11 horas, por exemplo, dentro de uma aeronave, exige um mínimo de autocontrole e disposição. Isso sem falar na arrumação das malas, na ida ao aeroporto, na documentação, em todas as expectativas, sonhos e esperanças que viajam junto conosco, na chegada em outro País, no efeito jet lag e pressão no corpo, entre outros.

Em outras palavras, há muitos fatores estressantes em uma viagem, o que exige pelo menos um pouco de calma, disponibilidade, aceitação e atenção do viajante. Atenta a esta oportunidade, e mais ainda influenciada por um novo serviço e aeronave entre Londres e São Francisco, que é uma cidade conhecida por sua boa vibração, a Bristish Airways lançou um novo programa de Mindfulness for Travel, que oferece técnicas de meditação e relaxamento e que ajuda a inspirar um estado mental relaxado e positivo nos viajantes. O programa é composto de vídeos para ajudar antes de voar, durante o voo e na preparação para a chegada.

Esse é um bom exemplo de um serviço estendido, com uma clara preocupação em oferecer mais para o cliente. Esse raciocínio ainda está distante da nossa realidade na saúde no Brasil, embora já se veja iniciativas nos EUA, onde alguns hospitais possuem serviços de Mindfulness aos seus pacientes.

Existem duas claras e muito positivas oportunidades de uso do Mindfulness na área de saúde. Uma é a sua prática junto à equipe de saúde e a outra é estender esta possibilidade para os pacientes. Isso requer apenas uma abertura para este tema, que é totalmente baseado e respaldado na neurociência. As pesquisas só mostram benefícios, que vão desde melhoras na saúde das pessoas, passando pelos atendimentos e relacionamentos mais harmoniosos e chegando em uma melhor percepção do ambiente e de bem estar por todos os envolvidos.

Então, o que estamos esperando? E o que você está fazendo neste sentido?

SAIBA MAIS:

Mindfulness chega ao SUS
Já ouviu falar em Mindfulness?
Mindfulness em 2015, uma iniciativa de sucesso
Mark Bertolini, CEO da Aetna, aposta em Mindfulness
14 benefícios do Mindfulness

Eduardo Farah

About Eduardo Farah

Eduardo é professor e doutor pela FGV, palestrante e consultor de empresas nos temas de relacionamento, desenvolvimento humano, ética, mindfulness e autoconhecimento.

Leave a Reply