This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Como uma startup foi parar na palma da mão de mais de 300 mil profissionais da saúde?

By 7 de fevereiro de 2019 Hospital

As ferramentas tecnológicas possibilitam cada vez mais iniciativas inovadoras, uma realidade palpável e necessária para diversos mercados. Na área da saúde, modelos disruptivos também surgem para facilitar a rotina e trazer assertividade em tratamentos e diagnósticos. De acordo com dados da americana AKW Medical, 85% dos médicos procuram por informações pertinentes à profissão de forma online. O mesmo levantamento aponta que 40% do tempo digital dos médicos, é gasto na utilização de tablets e smartphones.

No Brasil, a startup carioca PEBMED, criada por três médicos da Universidade Federal Fluminense, é destaque nesse cenário. Nasceu em 2012, e se estabeleceu no mercado com o aplicativo Whitebook, que já registra mais de 300 mil profissionais da saúde cadastrados.

“Como é um projeto desenvolvido de médicos para médicos, entendemos as reais necessidades. Um em cada quatro médicos e estudantes de medicina utilizam o Whitebook. Somos uma ferramenta que apoia a tomada de decisão desses médicos, substituímos o antigo caderno de anotações ou livro de bolsos, pela tecnologia dos smartphones”, anima-se Bruno Lagoeiro, médico e fundador da PEBMED. Ele ainda completa que pretende colocar o país na vitrine de inovação do mundo. Hoje, 98% dos usuários são do Brasil, mas a startup já possui usuários em países como Bolívia, Argentina, Paraguai e Angola.

O aplicativo tem o objetivo de ajudar esses profissionais na tomada de decisão clínica. Ele opera por uma rede de conteúdos da área, todos atuais e precisos. São mais de 6 mil temas de 28 especialidades médicas, produzidos e organizados por uma curadoria convincente, formada por 25 médicos e 2 farmacêuticas. “A nossa iniciativa é reforçada pelo trabalho em conjunto destes profissionais com mais de 300 mil que usam a plataforma, aqueles que são responsáveis por cuidarem da saúde da população”, diz Eduardo Moura, médico e sócio especialista em conteúdo.

Inspirados por novas tecnologias, entusiastas por resolver problemas reais e extremamente motivados com o que fazem, os 12 profissionais de TI da PEBMED são liderados por um médico. CTO do negócio, Pedro Gemal busca desenvolver ao máximo o potencial dessa equipe, investindo em aptidões técnicas, inteligência emocional, metodologias ágeis e trabalho em equipe. O time trabalha com tecnologias focadas em escalabilidade do produto e colaboram com a comunidade.

O design exerce uma função igualmente importante, pois ajuda que o acesso à informação seja mais rápido, poupando o tempo dos profissionais.

Além do aplicativo, a PEBMED também possuiu um portal que aborda notícias e atualizações das principais especialidades médicas, para agregar como base de conhecimento. As informações são diretas, simples e completas. Nele, uma rede de 70 médicos colaboram de forma voluntária, mas, sempre com o apoio de uma curadoria experiente da empresa.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply