This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Como Inovar na Sua Empresa e Ter Um Time Comprometido?

By 12 de junho de 2014 Hospital
Como inovar na saúde

Muitas empresas não sabem como inovar e, por isso, vemos uma taxa de projetos de inovação sendo abandonados altíssima. Um dos pontos principais para ter um negócio mais inovador é ter um time que está alinhado com a ideia e agrega valores de diferentes tipos à tarefa da empresa.

Construa uma caixa maior antes de tentar pensar fora dela

Pensar fora da caixa é ótimo, traz diferentes perspectivas e ajuda no processo de inovação. Mas isto não é suficiente. A ideia, aqui, é trazer para o time pessoas de diferentes áreas, com experiências diversas que possam formar a maior caixa possível. Depois disso, é interessante partir para fora dela e buscar outras maneiras de como inovar.

Escolha seu time tanto por quem eles conhecem como pelo que eles sabem

O que o time sabe é tão importante quanto quem o time conhece. Para um processo de inovação disruptiva, é essencial ter pessoas bem relacionadas que possam, em alguns minutos, conseguir alguém capaz de fazer algo ou de dar respostas. Ter alguém que saiba o caminho de como inovar é importante para que, em caso de dúvidas e problemas, o time possa ter quem consultar.

Ter acesso a uma rede robusta oferece uma maior cobertura de conhecimento e apoio para a ideia. Um time de inovação que não utiliza bem sua rede de contatos não será tão bem sucedido.

Escolha um líder e ofereça a ele/ela a autonomia que ele precisa para ser bem sucedido

Algumas equipes testam a presença de dois ou três líderes, mas, para uma equipe de inovação, nota-se que ter um líder é o mais proveitoso. Um único líder tem liberdade para tomar a decisão final, o que ajuda a manter o processo mais ágil. Para o líder, é importante manter o processo acontecendo mesmo com imperfeição. É mais importante desenvolver o projeto, mesmo sem estar perfeito, do que estagná-lo até encontrar – ou não – uma perfeição.

Construa um time que possa identificar tanto gaps no mercado quanto mercados nos gaps

É de comum conhcecimento que uma boa ideia de negócio, geralmente, preenche um gap no mercado – a ideia atende algum tipo de necessidade que não é atendida por outras já disponívels. Isto não é suficiente, no entanto, para a inovação real. A inovação aocntece quando, além de existir uma boa ideia, há clientes dispostos a pagar por ela. Ou seja, também há um mercado no gap encontrado. É muito comum encontrarmos startups que criam algo para preencher um gap, mas não estudam se há um mercado disponível para pagar por aquela solução.

Encontre membros que contem ótimas histórias

A habilidade de comunicar bem a ideia do novo negócio é quase tão importante quanto a ideia em si. Não importa se a apresentação é para o chefe, os colegas ou para investidores, é importante que a pessoa compartilhe do seu entusiasmo para que a ideia seja bem-sucedida. Um bom contador de histórias pode ajudar a tornar isso realidade.

Entenda a diferença entre conflitos bons e ruins

Trazer um pessoas com diferentes experiências e ideias pode gerar conflito. É importante checar, ao longo do processo, se o time está se dando bem e, além disso, devemos saber diferenciar os tipos de conflitos. O conflito bom, construtivo, é aquele que maximiza um debato ou a resolução de um problema relacionado ao trabalho. O conflito ruim, por outro lado, é aquele interpessoal, que gera discordâncias perigosas para o relacionamento do time e este deve ser evitado e controlado.

Acrescente um externo provocador no seu time

Em alguns casos, independente do quão inovador o seu time é, ter um personagem externo pode auxiliar no processo. Trazer experts externos pode auxiliar no processo e ele pode trazer opiniões e insights que o seu time não tinha.

Lembre de definir metas e métricas de progresso

Por mais que seja difícil, para um time de inovação, saber qual será o futuro dos seus projetos ou definir metas antes da realização de qualquer ação, é importante definir algum objetivo e revisitá-lo ao longo do tempo. Com o progresso, devem ser criadas métricas que não sejam impossíveis de serem batidas para que o time não seja desestimulado, mas que sejam possíveis de serem visitadas, renovadas e incrementadas.

Pense como um empreendedor de startup

Se você está em uma grande corporação e procura como inovar, olhe para o que  as startups estão fazendo. Muito da inovação gerada atualmente vem destas pequenas empresas e das pessoas que estão dispostas a fazerem parte de um ambiente inovador e desafiador. Muitas vezes, a burocracia das grandes empresas engessa o processo inovador.

Garanta que os membros do seu time estão com os dois pés na empresa.

Apesar do potencial financeiro ou de outros prêmios, todos os membros do time devem estar inteiramente dentro do processo. Os membros têm de colocar sua alma no projeto, porque, em outros casos, as dificuldades do caminho fazem os membros desistirem ou se desestimularem.

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply