This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Como deve ocorrer a implementacão de tecnologias de informação?

By 4 de dezembro de 2014 Hospital

O conceito de Governança Clínica tem ganhado cada vez mais evidência nas instituições de saúde e está sendo o assunto que norteia as discussões do Fórum Internacional Horizontes Anahp, nos dias 3 e 4 de dezembro, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo (SP). Organizado pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), o evento pretende debater os desafios e a construção de um modelo de gestão de excelência para os hospitais brasileiros.

Como se deve ocorrer a implementação de tecnologias de informação?

De acordo com a Martha Oliveira, diretora de desenvolvimento setorial na agência nacional de saúde suplementar comenta que em primeiro lugar, antes de implementar um sistema de informação precisamos criar infra-estrutura, inclusive legais, que permitam uma fundação mais sólida para implementações futuras.

O Gonçalo Vecina Neto, superintendente do Hospital Sírio-Libanês ressalta a importância de implementar a tecnologia de informação para processos complexos, isto é, que possui diversos agentes envolvidos e capacitados para gerar resultados. Tomando como exemplo o programa de transplante que, a partir do entendimento geral e processual, tornou-se extremamente eficiente.

Para o Marcio Coriolano, presidente da Bradesco Saúde, a regulação deverá ser feito por incentivos – precisa-se superar a desconfiança e insegurança e motivar a migração para tecnologia de informação mais robusta.

Em relação a participação dos pacientes:

Trabalho com qualidade a partir do uso de informações é um dos pilares importantes para a Martha, da ANS. Além disso, a construção da consciência dos indivíduos em relação a sua própria saúde, participação e empoderamento foi ressaltado por ela. Conta ela que “a ANS deve não impedir mas intermediar este processo”.

“A transformação do paciente para participar na saúde. Sabe como se faz uma boa medicina? através de 3Es: “Escutar, examinar e explicar” – a joint commission diz que precisa “escrever” também e atualmente, o e-Health”, conta o Vecina, que ressaltou a importância e tendência de Saúde Digital para o futuro da medicina.

Tymo Nakao

About Tymo Nakao

Estou interessado na mente humana e comportamentos, processos de decisão, criatividade, design, projetos interdisciplinares e conhecer pessoas. Cubro educação, empreendedorismo, inovação, criatividade, investimentos e "food for thoughts" --- I am interested in the human mind and behavior, decision making process, criativity, design, interdisciplinary projects and meeting people. I cover education, entrepreneurship, innovation, crativity, investments and provide food for thoughts.

Leave a Reply